SENAR divulga dados da Assistência Técnica e Gerencial durante 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR possui uma metodologia própria para levar Assistência Técnica e Gerencial para as propriedades rurais brasileiras. Após 26 anos levando desenvolvimento para o campo, o SENAR avalia que as mulheres são bastante atuantes na parte gerencial das propriedades. “Percebemos que as mulheres formam uma parceria com seus maridos. Elas acabam fazendo o controle dos custos envolvidos no processo produtivo, funcionários e investimentos necessários na propriedade. Outra informação importante é que, nas propriedades rurais atendidas pela ATeG do Senar, na cadeia produtiva da bovinocultura de leite, já foram realizadas mais de 120.000 visitas, entre 2015 e 2018. A equipe técnica responsável por realizar as visitas em campo é composta por 661 profissionais, sendo que 20% deles é composta por mulheres, atuando como técnicas de campo”, explica Janete Lacerda de Almeida, Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR.
Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 confirmam o que a equipe do SENAR já desconfiava: a participação de mulheres como responsáveis pelos estabelecimentos rurais cresceu no país. De acordo com o Censo 2006, o número de estabelecimentos chefiados somente por mulheres representava 12,7% do total. Hoje, o número cresceu para 18,6%. Quando se soma a participação das mulheres na direção dos estabelecimentos rurais (18,6%) com as mulheres que também administram os estabelecimentos junto aos seus maridos (16,4%), o percentual de dirigentes do sexo feminino no agronegócio chega a 35%.
A análise da atuação das mulheres no setor agropecuário será apresentada no 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, em São Paulo.
No evento, representantes do SENAR participam do painel “Caso de Sucesso na Assistência Técnica e Gerencial”, no dia 23/10. “O SENAR já atendeu 73 milhões de pessoas gratuitamente nos seus 26 anos de existência. A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR começou a ser oferecida em 2013 e já contabiliza mais de 60.000 produtores atendidos”, conta a Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR.
Serviço:
Participação do SENAR no 3º CNMA
23/10 – Terça – às 14h40 – Arena verde
Caso de Sucesso na Assistência Técnica e Gerencial
Janete Lacerda de Almeida, Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR
Mariana Gilberti Urt, Coordenadora da Unidade Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL/ SENAR-MS
Silvana Maria Novais Ferreira, Gerente Regional do SENAR Minas.
0 comentário
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados