Brasil pode ter preços de soja ainda melhores a partir de meados de setembro, com início do pico da entressafra
Podcast
Entrevista com Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Download
Nesta segunda-feira (27), as cotações da soja voltaram a recuar na Bolsa de Chicago (CBOT), encerrando o dia com quedas por volta dos seis pontos nos principais vencimentos.
Camilo Motter, analista de mercado da Granoeste Corretora de Cereais, destacou que as relações comerciais entre China e Estados Unidos amargaram ainda mais, já que os norte-americanos anunciaram uma nova retaliação, que será replicada pelo país asiático. A China ainda teve recorrer na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos.
Do outro lado, a avaliação do Crop Tour da ProFarmer deu conta de uma produção de soja de 128 milhões de toneladas para os Estados Unidos, com recorde histórico de produção e de produtividade.
O governo norte-americano, que tem como objetivo acabar com o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), anunciou um acordo com o México e, posteriormente, deve fazer o mesmo com o Canadá. Este acordo contempla o produtor do país, que tem uma ampliação de mercado no horizonte.
A demanda da China, por sua vez, se concentra no Brasil. Para os outros mercados, a soja dos Estados Unidos é a mais barata e competitiva, bem como também aumentou a demanda interna por esmagamento no país norte-americano.
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS