Argentina: província de Córdoba precisa de 80mm a 100mm para sair de condição de seca
Enquanto o trigo plantado no pampa úmido da Argentina avança em seu desenvolvimento, a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) alertou para "condições de seca" em alguns setores da província de Córdoba. O cereal começa a encanar em algumas zonas e precisa de chuvas. O milho, cujo plantio terá início no próximo mês, também precisa que haja perfis com umidade para o plantio.
Segundo um boletim da entidade, o último final de semana deixou poucas chuvas na zona oeste da região agrícola núcleo, sendo que estas foram maiores no leste. Em Córdoba, por exemplo, são necessários de 80 a 100mm para que a situação hídrica seja recomposta.
"Entre sábado e domingo passados, chuvas, chuviscos e tempestades de variada intensidade caíram sobre o leste de Buenos Aires, Santa Fe e cobriram Entre Ríos, onde deixaram as marcas mais importantes. Na região central, os maiores acumulados foram registrados em Buenos Aires, com 15,2mm", informou a entidade.
"O evento do final de semana não serviu para recompor o oeste da região central. Córdoba ainda precisa de 80 a 100mm e, Santa Fe, de 20mm a 30mm. Alguns setores de Córdoba já mostram condições de seca", destacou a BCR.
No boletim, a BCR destacou que, segundo o doutor em Ciências Atmosféricas José Luis Aiello, "terá que esperar o começo de setembro para uma maior oferta de água". Entretanto, para a próxima sexta-feira, haveria um novo evento de chuvas no horizonte.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (31) para todo o Brasil
MS: Últimos dias do ano com sol e possibilidade de chuvas já no primeiro dia de 2025
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (30) para todo o Brasil