Argentina: em reunião com o setor agrícola, Macri diz que atual esquema dos direitos de exportação sobre a soja está mantido
O presidente da Argentina, Maurício Macri, declarou que não haverão mudanças no esquema de queda dos direitos de exportação, as chamadas "retenciones", sobre a soja, bem como não serão reimplantados direitos de exportação para outros cultivos.
Em uma reunião na Casa Rosada, que durou 45 minutos, o chefe do Estado dirigiu essa mensagem aos representantes do setor agrícola do país, que vinham pedindo por uma audiência com Macri há um mês, em meio a fortes versões sobre uma mudança a respeito do que está em vigência.
Desde janeiro, os direitos de exportação para a soja estão tendo uma queda de 0,5% a cada mês. Atualmente, a taxa é de 27%. Vale lembrar que, quando assumiu, Macri eliminou os direitos de exportação sobre o milho, o trigo, o girassol, a carne e economias regionais, entre outros produtos.
No encontro, os representantes do agro e o presidente também ficaram de trabalhar juntos em temas como logística, transporte e competitividade, o que será realizado no marco de mesas já formadas. Na ocasião, Macri reconheceu que a situação em algumas economias regionais é delicada.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas