Colheita de arroz chega a 50% na Bolívia, com rendimentos de 4000kg/ha
Na Bolívia, a colheita de arroz da safra 2017/18 chegou a 50% da área total, com um rendimento próximo a 4000kg por hectare em zonas produtivas do departamento de Santa Cruz.
Segundo dados da Federação Nacional de Cooperativas Arrozeiras (FENCA), foram cultivados 95.000 hectares a nível nacional, dos quais 20% foram danificados e perdidos por conta das chuvas nos meses de janeiro e fevereiro, que atingiram a zona norte.
A colheita deverá se encerrar ao final do mês de abril, quando o presidente da FENCA, Luis Reyes, espera ter números mais concretos sobre o rendimento para comparar os resultados em relação ao ano passado.
Os produtores do país, contudo, vem recebendo baixos preços pelo produto e reclamam falta de créditos para o setor, fator que foi responsável por uma superfície menor - anteriormente, eram plantados 160.000 hectares a nível país. Eles também pedem por políticas para que o preço do grão fique seguro durante todas as safras.
Com informações do notiboliviarural.com
0 comentário
Anec reduz previsões para exportações de soja, farelo e milho do Brasil em dezembro
Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste
Depois de um ano desafiador, indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025
China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar
Chuva traz alívio aos campos de grãos castigados pela estiagem na China
Arroz/Retrospectiva Cepea: Mercado enfrenta turbulências em 2024