Tempo: Colheita em atenção com alerta de chuvas intensas nesta 4ª feira em MT, BA, MG e RO
Instabilidades seguem atuando sobre as principais origens produtoras do Brasil. Nesta quarta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de chuvas intensas sobre áreas do Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Rondônia. Durante parte do dia o sol ainda pode aparecer.
De acordo com o órgão, as chuvas ficarão entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia nessas localidades. Com exceção da Bahia, as precipitações previstas pelo instituto meteorológico brasileiro chegam acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h).
Essa previsão de chuvas aumenta a preocupação dos produtores que estão em plena colheita da safra de grãos. As precipitações, no entanto, segundo o Inmet, virão com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Sudeste Rondonense
Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 4ª
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Sul Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro
Mapas da Climatempo mostram que as chuvas nos próximos dias devem tomar conta do país. Essas precipitações, que chegarão com altos volumes em algumas áreas, podem atrapalhar os trabalhos de colheita no campo. Portanto, produtores devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras.
"A primeira quinzena de março será marcada por chuvas regulares e em bons volumes sobre todo o Brasil, sendo que os maiores volumes e até mesmo chuvas bem mais regulares e abrangentes serão observadas sobre a metade norte do país. Os altos volumes poderão atrapalhar e até mesmo inviabilizar os trabalhos de campo durante a semana que vem", reportou a empresa.
Enquanto as chuvas seguem no Centro-Norte, o Sul caminha para o período final de desenvolvimento das lavouras. "No Rio Grande do Sul, chuvas são necessárias com a maioria da safra encaminhando para períodos de reprodução final. A parte sul do estado vivencia um cenário de seca acentuada, semelhante a algumas regiões da Argentina", disse em relatório a AgResource Mercosul.
Leia mais:
» AgResource Mercosul: Chuvas previstas para os próximos dias na Argentina são insuficientes
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/03 a 10/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil