Programa de capacitação gerencial e operacional do Senar em parceria com a Cooxupé já treinou quase 20 mil pessoas em 7 anos
Podcast
Programa de capacitação gerencial e operacional do Senar em parceria com a Cooxupé já treinou quase 20 mil pessoas em 7 anos
DownloadRodrigo de Castro Diniz, gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Sudoeste de Minas Gerais, conversou com o Notícias Agrícolas para contar sobre um programa da entidade em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) que visa capacitar os produtores e trabalhadores rurais para o dia a dia no campo.
O objetivo é ajudar os participantes a entender melhor as tarefas que são realizadas, bem como o passo a passo do processo e modelos teóricos pertinentes para que esta seja executada. Algumas das abordagens envolvem pontos como plantio, colheita, lavoura e combate às pragas.
Desta forma, Diniz aponta que o objetivo é melhorar a segurança e a renda dos produtores e trabalhadores. Para este ano, o programa tem uma verba de R$1 milhão e 200 mil para capacitar 3600 pessoas. Ao todo, mais de 19 mil pessoas já foram contempladas.
Também há uma área direcionada para a questão gerencial, na qual são abordados pontos como a comercialização de cafés, o custo de produção e a gestão desses custos.
Este programa é financiado por uma parceria meio a meio com a Cooxupé. A parcela referente ao Senar vem da contribuição do produtor rural sobre o que ele comercializa em sua propriedade, de 0,2%.
0 comentário
Café robusta fecha sessão de 3ª feira (05) com baixa de mais de 4% diante de estimativa de aumento da safra do Vietnã
Mercado de café no Brasil seguiu lento em novembro apesar de preços recordes, diz Cepea
Total geral das exportações de café em nível mundial atinge 150 milhões de sacas de 60kg no período de outubro de 2023 a setembro de 2024
Café: Preço do arábica avança nesta 3ª feira (03) sobre a perspectiva da quebra da safra 2025
Mercado cafeeiro inicia sessão desta 3ª feira (03) com preços mistos nas bolsas internacionais
Café: mesmo com queda, preço do arábica ainda acumula ganho de 15% em 3 semanas