ACA apresenta as novidades para a Fenicafé 2018

Publicado em 05/02/2018 10:25
Em lançamento à imprensa, a Associação dos Cafeicultores de Araguari mostra o que é e como funciona o maior evento da cafeicultura irrigada do Brasil

Nesta quinta feira(1º), a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), recebeu, no Bar e Restaurante Caipirão, profissionais da imprensa, autoridades políticas municipais e membros de grupos parceiros para o lançamento oficial da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, a Fenicafé – 2018, que acontece em Araguari, no Triangulo Mineiro, de 13 a 15 de março.

23 anos de Fenicafé

A feira nasceu do sonho de produtores que se organizaram através da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), e se consagrou como o maior evento da cafeicultura irrigada, no Brasil e no Mundo, um local de referencia para o produtor que busca qualidade na produção do café.

Ao longo dos anos, com a evolução tecnológica, a cadeia produtiva também se modernizou. Na Fenicafé são lançadas novas ferramentas, incluindo software, implementos, defensivos e insumos, com o objetivo aprimorar a produção no campo. A ACA trabalha em prol a classe cafeeira.

Como funciona a Fenicafé

São três dias para absorver conhecimento. Trata-se de uma feira exclusivamente voltada para a cafeicultura irrigada, onde são apresentadas novas ferramentas para o processo de cultivo das lavouras, incluindo plantio, manejo, irrigação e colheita.

Sem contar com a divulgação de pesquisas, realizadas durante todo ano no Campo Experimental Izidoro Bronze – espaço mantido pela ACA para realização de testes e pesquisas com o único objetivo de facilitar a vida do homem no campo. Além de tudo isso, a feira é um elo entre as empresas expositoras que produzem produtos específicos para a irrigação em cafeicultura e o produtor, que busca novas máquinas e também conhecimento.

Para isso, são preparadas palestras, debates e workshops em uma feira recheada de conhecimento para a classe produtora de café, o que envolve o grande, o médio e pequeno produtor.

A feira atrai todos os anos um público bem específico – produtores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que buscam conhecimentos na área de irrigação e, para isso, são esperadas pessoas de várias partes do país, incluindo  todas as regiões produtores de café no Brasil.

Em 2018, o tema central debatido na Fenicafé será “É Tempo de Irrigar com Consciência”. Com as mudanças climáticas as plantas sofrem muito com a escassez de água. E, em tempos de uso racional de água, cabe à pergunta seria justo irrigá-las?

Os engenheiros agrônomos e pesquisadores da área são categóricos em dizer que a água usada na irrigação volta para o ciclo hidrológico natural. Quando irrigada, a planta inicia o processo de evapotransipiração: depois de absorver os nutrientes do solo úmido, ela devolve a água, em forma de vapor para a atmosfera. Isso faz com que o volume de água usado na irrigação, não provoque uma escassez tão rápida.

A feira vem apresentar técnicas com o intuito de balancear o uso racional da água nas das lavouras, em técnicas como a de gotejamento que se utiliza de um volume de bem menor água no processo de irrigação.

Simpósio

Junto à Fenicafé acontecerá, o XXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e XX Feira de Irrigação em Café do Brasil, que tem por objetivo a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada. Estes eventos são tradicionais e têm grande participação de técnicos, produtores, estudantes, autoridades, fabricantes e revendedores de equipamentos.

O Simpósio é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes publicarem seus artigos e mostrarem as técnicas que por eles vem sendo desenvolvidas. Os artigos selecionados são expostos no saguão de entrada das palestras e publicados nos anuário do evento. Já na feira são apresentados os mais diversos tipos de máquinas e serviços que podem ser utilizados em uma lavoura.

O Triângulo Mineiro

Araguari faz parte da região do Cerrado, uma região onde se produz um dos melhores cafés nacional. É considerada a 23ª cidade do Estado de Minas Gerais e a 3ª cidade do Triângulo.

Já a Fenicafé é realizada no município há mais de duas décadas, comprovando a importância de Araguari em relação à inovação e informação para atividades agrícolas, em especial o café. “A colheita de café se inicia em abril e maio, portanto, março se caracteriza como a melhor época para os cafeicultores fazerem os negócios. É hora de plantar o maior investimento do ano; o investimento em conhecimento”, garante a superintendente da ACA, Maria Cecília, ao falar sobre a Fenicafé.

“No restante do país, o café é cultivado geralmente a seco em terreiros ao sol, já Araguari possui um clima bem definido (verão úmido e inverno ameno e seco), o que facilita o uso de vários sistemas de irrigação. Por isso, o município se torna referência em irrigação e em qualidade de café”, afirma Maria Cecília.

O que esperar

Em 2018, Fenicafé irá abordar assuntos de grande importância para a agricultura e cafeicultura mundial, como uso consciente da água, além de palestras sobre fertirrigação, gotejamento, nutrição, pragas, produção e colheita.

A Fenicafé é organizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, em parceria com a Camda- Camda - Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, com patrocínio do Sicoob Aracred, Coocacer Araguari, Sankhya – Gestão de Negócios. Acontece de 13 a 15 de março de 2018, no Pica Pau Contry Club. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asscom Fenicafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário