Cafeicultores constroem imensos reservatórios de água para garantir irrigação
Com o impedimento de criar barragens nas Áreas de Preservação Permanente (APP), os produtores de café do Cerrado Mineiro encontraram uma solução para manter os reservatórios de água necessários para realizar a irrigação no período de seca: estão sendo abertos reservatórios dentro das próprias propriedades - grandes tanques maiores que 3 hectares.
De acordo com o produtor Leocarlos Mundim, de Monte Carmelo (MG), essa iniciativa começou há dois anos e a resistência dos produtores a ela foi sendo quebrada neste período. Na propriedade de Mundim, o reservatório, que deve ser impermeabilizado, chega a 4,2 hectares, o equivalente a 16 mil pés de café. Contudo, este total permite a irrigação de uma área de 230 hectares por 90 dias, considerando também a evaporação.
Quanto aos custos, ele detalha que cada metro cúbico armazenado custa cerca de R$5. O ideal, como ele detalha, seria a possibilidade de usar o barramento, já que não há necessidade de impermeabilização. Embora não haja um impedimento legal quanto ao uso dessa medida, o produtor conta que o processo para realizá-la é bastante burocrático.
O Cerrado Mineiro enfrentou problemas com altas temperaturas durante os meses de outubro e novembro, acompanhados de um déficit hídrico bastante alto. A expectativa, segundo o produtor, é que a colheita seja 20% menor do que o alto potencial atingido no ano de 2016.
3 comentários
Cafés do Brasil ganham as pistas do Autódromo de Interlagos e se destacam na F1
Café no varejo: vendas aumentaram 1.1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Valor bruto dos Cafés do Brasil produzidos na Região Sudeste totaliza R$ 62,24 bilhões no ano-cafeeiro de 2024
Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Leandro Calegari São Paulo
A mlelhor solução que existe é uma impermeabilização verde, ou seja NATURAL. Mais barato e o tanque fica impermeável pra vida toda! Quem faz é uma empresa chamada SCAP GARDEN, eles fazem esse trabalho no Brasil todo. Tem sede em São Paulo e Brasília.
Osler Desouzart Sao Paulo - SP
Pobre país este, onde o produtor, para produzir, depende de uma autorização de um burocrata que nunca produziu nada na vida...
A unica esperança consiste na eleiçao do Bolsonaro, senão ficaremos onde estamos há décadas, é preciso acabar com os absurdos criados pelo psdb e pt: ibama, car, chico mendes, conama, anvisa, etc. Essa gente existe só para atender as pautas socialistas.
Bruno Melo Taiobeiras - MG
Para encher esses tanques apenas com água de chuva? Vai encher nunca...
Eu entendi diferente, como nao lhes e' permitido construir barragens no rio, eles constroem reservatorios MAS A AGUA VEM TODA DO RIO...
Não duvide de uma chuva, meu amigo! Só pra ter uma idéia, numa única chuva de 100 mm esse buraco recebe cerca de 4.200.000 de litros d'água...