Plantada na palhada da soja, cana chega a 90 t/ha, ganha mais cortes, reduz custos operacionais e de insumos
Jonadan Ma, diretor do grupo Ma Shou Tao, de Conquista (MG), conta com uma produção de "cana de açúcar na palha da soja e soja na palha da cana de açúcar". Entusiasta do plantio direto, ele aponta a capacidade dessa técnica de preservar o solo e manter a produtividade de cada uma dessas culturas.
No caso específico da cana de açúcar, a propriedade de Ma realiza a colheita mecanizada. Esta técnica, combinada com o plantio direto, diminuiu a movimentação de máquinas e a compactação do solo.
A cobertura de palhada na área do diretor chega a ser de 12 a 15 toneladas por hectare, uma massa que auxilia na preservação da estrutura e da umidade do solo. Para o cultivo da soja, essa técnica também traz um "grande aprofundamento radicular". Contudo, ele lembra que tudo isso também conta com o auxílio de um manejo integrado pleno.
Para Ma, "plantar cana não é custeio, é investimento". Logo, ele destaca também a necessidade de preservar o canavial o mais tempo possível. O grupo Ma Shou Tao tem uma produtividade que gira em torno de 88 toneladas por hectare com sete cortes realizados, dentro de uma área estabilizada de 400 hectares.
O diretor aponta também que o medo da compactação do solo é um dos principais impedimentos para que outros produtores utilizem o plantio direto. Entretanto, ele visualiza que "para grande parte dos solos brasileiros, é a melhor solução: é viável e nós temos experiência".
1 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
dejair minotti jaboticabal - SP
Senhor Jonadan, parabéns pelos seus conceitos de plantio direto em cana de açúcar, coisa rara neste setor onde até mesmo reforma com leguminosas de colheita de grãos é dificultada.Que seus conceitos possam quebrar as camadas de compactação no raciocínio de muitos usineiros e gerentes agrícolas.
Obrigado, eu que achava que esta luta estava perdida, experimente, se já não esta em prática, reforma com amendoim, não potencializa nematoides e da suporte ao médio e pequeno fornecedor.