Ações asiáticas atingem pico de 10 anos por alta global nos mercados
Por Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas atingiram um pico de 10 anos nesta quinta-feira, aproveitando uma disparada nos mercados globais, enquanto o dólar caia depois que o Fed mostrou uma visão mais cautelosa em relação à inflação.
O índice MSCI <.MIAPJ0000PUS>, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, estava em alta de 0,55 por cento, atingindo sua pontuação mais alta desde dezembro de 2007.
O índice japonês Nikkei <.N225> fechou em alta de 0,35 por cento depois de chegar perto dos 20.994,40 pontos, valor mais alto desde novembro de 1996. O Kospi <.KS11> sul-coreano subiu 0,68 por cento e marcou um novo pico recorde, e o Hang Seng <.HSI>, de Hong Kong, alcançou a maior alta de uma década.
A Ásia seguiu a onda de Wall Street, onde os principais índices atingiram mais uma série de fechamentos recordes de quarta para quinta-feira, na esteira de uma reportagem segundo a qual um candidato simpático ao empresariado está sendo cogitado como sucessor de Janet Yellen no comando do Fed, o banco central norte-americano.
O sentimento mais favorável ao risco melhorou nesta semana depois que a Catalunha freou seus planos de independência da Espanha, e o índice de ações MSCI, que engloba 47 países, alcançou um recorde.
O mercado global de ações parece estar se acomodando com desdobramentos geopolíticos como a iniciativa separatista na Espanha e as tensões na Península Coreana, o que explica as altas recordes.
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Departamento do Tesouro dos EUA impõe sanções ao Gazprombank da Rússia
Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
BCE continuará reduzindo juros, mas discussão de dezembro deve esperar, diz Nagel
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal