Regulamentação de defensivos para a produção de feijão-caupi é aprovada
O Ministério da Agricultura juntamente com o Ibama e a Anvisa aprovaram essa semana uma regulamentação específica para a utilização de defensivos na produção de feijão-caupi.
Anteriormente, a cultura contava com apenas 4 produtos registrados, e agora , após a resolução, os produtores de feijão caupi podem utilizar os mesmos defensivos aprovados para o feijão comum. A resolução atinge também outros pulses como lentilha e grão-de-bico.
Além de um controle mais efetivo e seguro da produção, podendo inclusive potencializar a produtividade média das lavouras, o produtor tem a tranquilidade de usar produtos legais, agregar valor à produção e aderir ao processo de rastreabilidade para entrar em mercados mais exigentes, especialmente o europeu. A medida está aprovada e só falta ser publicada no diário oficial.
A área de feijão-caupi no Brasil tem aumentado, principalmente no Centro-oeste e já figura como a segunda cultura mais plantada na safrinha. O plantio é iniciado em 15 de fevereiro até dia 15 de março. Já que não compete mais com o milho.
O próximo desafio do feijão-caupi é definir o zoneamento agrícola, para que o produtor tenha um financiamento oficial e seguro agrícola, para comercializar em forma escalonada e manter os preços do mercado.
Clique para ver a Ata Completa da regulamentação
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio