Cerrado começa a produzir grão-de-bico para mercado asiático
Desde que o Brasil exportou a sua primeira grande carga de grão-de-bico, em 2016, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assumiu um posicionamento de vanguarda diante da possibilidade do Cerrado se tornar um dos maiores produtores do grão. O próprio ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foi acompanhar nessa quinta-feira (24), na Fazenda Alvorada, em Cristalina (GO), a colheita da primeira safra de grão-de-bico destinada a suprir demanda feita pelo governo da Índia. Ano passado, a exportação foi destinada à Colômbia e Emirados Árabes. “Nós, brasileiros temos uma oportunidade, mais uma vez pela mão da Embrapa, com gente daqui, desta fazenda, de investir, investigar e fazer”, disse o ministro. Somente em 2016, a Índia importou 873 mil toneladas de grão-de-bico, o que equivale a US$ 688 milhões em volume de negócio.
A safra da fazenda Alvorada é fruto de um dos experimentos coordenados pela Embrapa, em parceria com a empresa indiana UPL, nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No caso da Fazenda Alvorada, de 600 hectares, o cultivo é com orientação da Embrapa em sistema de pivô central instalado em 17 hectares. “Percebemos uma grande oportunidade que é. Essa mercadoria, quando exigida pelo mercado internacional, deverá ser fornecida por alguém, e nós queremos ser os grandes fornecedores. Temos algum tempo para desenvolver variedades, descobrir quais são as melhores em cada um desses locais”, observou Maggi.
...
CONSUMO INTERNO
O grão-de-bico é a segunda leguminosa mais consumida no Planeta, com cerca de 20 milhões de toneladas por ano. Como o produto não é muito consumido no Brasil, a cultura ainda é incipiente mas demostra grande potencial diante dos números. Em 2010 o Brasil importou quatro mil toneladas de grão-de-bico, da Argentina e México, principalmente. Em 2013 saltou para 7,5 mil toneladas. Em 2016 chegou a oito mil toneladas. De janeiro a maio desse ano o País já consumiu cerca de 2,3 mil toneladas.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos