Argentina volta a ter importância no mercado mundial de farinha de trigo
A Argentina está voltando a ter grande importância no mercado mundial de farinha de trigo e, por aumento das suas vendas ao exterior, está entre os quatro principais exportadores do mundo.
Assim destaca um trabalho da publicação do Conselho Internacional de Grãos (IGC), que informou que o comércio mundial de farinha de trigo cresceu 4,5% no ciclo comercial 2016/17 por aumento das exportações na Argentina, Canadá e Cazaquistão.
Para este período, as vendas externas de farinha argentina, cujo principal mercado é o Brasil, alcançam a casa dos milhões de toneladas, o que representa um aumento de 39,4% em relação ao ano passado.
O Governo argentino havia eliminado os direitos de exportação sobre o trigo e sobre a farinha a zero. Isso gerava uma dúvida sobre um possível risco de aumentar as vendas de matérias-primas em detrimento dos produtos com maior valor agregado. Agora, estes dados mostram que isso não se concretizou.
A Bolívia é o segundo destino das exportações de farinha de trigo argentina, com 45,4% dos envios no período janeiro-maio deste ano.
Uma das limitantes para a exportação da farinha de trigo é a questão do frete para chegar a países fora da área de influência do Mercosul. O objetivo é aumentar a presença em Angola, país para o qual foram exportadas 6000 toneladas entre janeiro e maio do ano passado.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Anec reduz previsões para exportações de soja, farelo e milho do Brasil em dezembro
Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste
Depois de um ano desafiador, indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025
China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar
Chuva traz alívio aos campos de grãos castigados pela estiagem na China
Arroz/Retrospectiva Cepea: Mercado enfrenta turbulências em 2024