Chinesa Cofco e brasileira CMAA querem comprar usina Revati, da indiana Renuka

Publicado em 01/08/2017 12:05

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A Cofco Brasil e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) manifestaram à Justiça interesse em participar do leilão da usina Revati, da Renuka do Brasil, em recuperação judicial, de acordo com petições dessas empresas vistas pela Reuters.

O leilão do complexo industrial como uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), ou seja, sem pendências para o comprador, está previsto para 4 de setembro, e os grupos interessados têm até 10 de agosto para requerer acesso ao pregão.

A venda da usina, localizada em Brejo Alegre (SP) e com capacidade instalada para moer 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, faz parte do processo de recuperação judicial da empresa, aprovado em maio pelos credores.

A Renuka do Brasil é subsidiária da indiana Shree Renuka Sugars, que iniciou investimentos no país em 2010 e foi atingida juntamente com o restante do setor por baixos preços do açúcar e pelo controle de preços de combustíveis que vigorou em governos anteriores.

Com dívida de aproximadamente 2,7 bilhões de reais, a Renuka do Brasil está em recuperação judicial desde outubro de 2015.

No ano passado, os credores chegaram a aprovar um plano que previa a venda da outra usina da empresa, a Madhu, em Promissão (SP). A unidade foi a leilão em dezembro por 700 milhões de reais, mas não atraiu interessados.

O segundo pregão, com lances livres, em janeiro deste ano, foi suspenso a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde então, a companhia vinha tentando marcar outras assembleias para tratar da situação da empresa, inclusive com uma proposta de leilão da Revati, a qual se concretizou em maio e que, agora, começa a atrair interessados.

A Cofco Brasil, da chinesa Cofco, possui quatro usinas de cana no Estado de São Paulo, com capacidade conjunta para processar 15 milhões de toneladas por ano.

Já a CMAA controla as unidades Vale do Tijuco e Vale do Pontal, ambas no Triângulo Mineiro. Juntas, as usinas podem moer em torno de 5 milhões de toneladas de cana por temporada.

A Reuters não conseguiu um posicionamento imediato da Cofco Brasil, subsidiária da chinesa Cofco. A CMAA e a Renuka também não comentaram o assunto imediatamente.

O leilão da usina Revati é um segundo movimento importante de aquisição do setor sucroenergético brasileiro neste ano envolvendo ativos de empresas em recuperação judicial.

Em junho, a Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, fez uma proposta de 823 milhões de reais e levou as usinas Santa Cândido e Paraíso, da Tonon Bionergia, que também está em recuperação judicial.

A Santa Cândida e Paraíso têm capacidade anual combinada de moagem de cana de 5,7 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Tenho uma pequena área a arrendada a CMAA.. a mais de 5 anos... pagamentos em dia..nunca furou o prazo...seu problema ao meu ver é a falta de qualidade da baixa chefia a campo...

    0