Paraguai tem 200 mil hectares de trigo afetados por geadas; veja vídeo
José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO), falou com o Canal Pro sobre o frio intenso que afetou o Paraguai na última semana, trazendo danos para a agricultura - sobretudo, para a produção de trigo.
Ele comentou que as geadas não são comuns, mas que, quando chegam, trazem grandes estragos. Berea lembra que os produtores já enfrentaram problemas com a soja safrinha, que teve danos ocasionados pelas chuvas e, agora, o trigo foi seriamente afetado.
De 430.000 hectares plantados, 200.000 sofreram estragos. O presidente acredita que muitas cidades não irão poder colher o cereal, sendo mais afetadas aquelas que estão na zona sul de Itapúa e norte de Alto Paraná.
Com isso, ele acredita que os moinhos terão de avaliar a possibilidade de importar para ter um trigo melhorador. Ele lembra que países vizinhos, como a Bolívia e o Brasil, também tiveram áreas afetadas. Na Argentina, os danos não foram tão grandes por conta da fase inicial na qual se encontra o cereal.
As perdas de rentabilidade da soja safrinha foram estimadas em US$100 milhões. Agora, estima-se que US$80 milhões vão deixar de ingressar aos produtores de trigo.
Assista ao vídeo com a entrevista de Berea e veja imagens dos danos:
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio