IAPAR e Simepar emitem "Alerta Geada" para o Oeste da zona cafeeira paranaense
O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informam que há previsão de geadas na madrugada desta terça-feira, 18 de julho, na parte oeste da região cafeeira paranaense, abrangendo a faixa que passa por São Jorge do Patrocínio, Umuarama, Jesuítas e municípios próximos.
A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.
Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.
Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.
Os cafeicultores devem acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas. Nos próximos dias há possibilidade de geadas nas demais regiões produtoras de café no Paraná. Informações em www.iapar.br, www.simepar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia