Na Folha: Esquerda enfim acorda e critica Nicolás Maduro, por Clóvis Rossi

Publicado em 13/06/2017 15:05

Enfim, um sinal de vida inteligente na esquerda global e, em especial, na América Latina: um grupo de cerca de 250 intelectuais e ativistas políticos definidos como de esquerda e/ou progressistas está divulgando manifesto em que critica com dureza o governo de Nicolás Maduro.

Critica também o que cansei de escrever neste espaço: a cegueira da esquerda, que silencia sobre o deslizamento da Venezuela para a ditadura e sobre o seu monumental fracasso administrativo.

Diz o texto, por exemplo: "Não acreditamos, como certos setores da esquerda latino-americana, que devemos defender acriticamente o que é apresentado como um 'governo anti-imperialista e popular'. O apoio incondicional oferecido por certos ativistas e intelectuais não apenas revela cegueira ideológica mas é prejudicial pois, lamentavelmente, contribui para a consolidação de um regime autoritário".

A análise da evolução para o autoritarismo é perfeita:

"Essa dinâmica começou com o Executivo ignorando outros braços do poder estatal, em particular a Assembleia Nacional, em que a oposição tem maioria depois de seu triunfo nas eleições de dezembro de 2015. A tendência aumentou exponencialmente com o subsequente bloqueio de um referendo revogatório –instrumento democrático introduzido pela Constituição aprovada no período Hugo Chávez– e o adiamento de eleições regionais no ano passado, até o fracassado golpe tentado pelo Executivo [a retirada de poderes do Parlamento]".

Leia a íntegra no site da Folha de S. Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    A Assembléia Nacional é formada por parlamentares que, na sua maioria, são eleitos para representar interesses e defender projetos para atender à minoria abastada, como so acontecer em quase todas as câmaras parlamentares do ocidente. Não representam a maioria do povo, isto é uma falácia. O modelo de "democracia" exaltado pelas grandes redes de mídia mainstream é falso, baseado na "grande democracia" norte-americana. O motivo real para a permanente instabilidade na Venezuela é o agrupamento das forças reacionárias (parlamentares, mídia, grupos econômicos) que subsidiam ONGs e promovem desordens populares e buscam promover uma "revolução popular" para retirar o governo Maduro, visando colocar a Venezuela (com seus 300 bilhões de barris de petróleo, a maior do mundo) sob controle das multinacionais, além de obrigar o país a utilizar o dólar como moeda de pagamento - atualmente a Venezuela está aceitando outras moedas como pagamento pelo óleo exportado. Anteriormente, o Iraque e a Líbia ousaram aceitar outras moedas como pagamento e vejam o que aconteceu... foram devastados e até hoje o petróleo desses países é "vendido" (não se sabe para quem, nem a que preço)... quem se beneficia deste comércio ilegal? Será que está sendo negociado no mercado internacional como extraído das exauridas "reservas petrolíferas" norte-americanas, para lhes dar origem legal ?

    Caso o governo Maduro aceite a imposição norte-americana, nomeando um indicado do Rothschild para presidente do Banco Central, de imediato encerram-se as "manifestações públicas populares" contra o governo e a paz será restaurada... centenas de países já sofreram coerção semelhante, nos últimos séculos, por não concordar nem se submeterem aos interesses da sionista máfia khazarian que tomou conta dos EUA há mais de 250 anos é o verdadeiro "governo oculto" e utiliza este país para fomentar a violência no planeta, visando instituir o "Governo Mundial" controlado pelo "povo escolhido por Deus" para dirigir os destinos do mundo... Ave, Imperador Rothschild !!!

    8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Lendo o seu comentário, fico cada vez mais temeroso, com as palavras. ... Sim, a linguagem escrita ou falada tem um poder enorme, dependendo de quem as ouve ou lê. ... No caso a grande democracia norte americana é o "bicho papão" desenhado no texto e, o sistema de governo venezuelano é o melhor dos mundos. ... Ocorre que a história mundial demonstra que os governos socialistas instituídos com o objetivo final de se chegar ao comunismo, todos, sem exceção, transformaram-se em sistemas totalitários causando vários genocídios. ... Não sei qual é a sua fonte literária, mas não comungo com seus ideais, pois não abro mão da minha liberdade, inclusive de expressão. ... Ah! ... Falando nisso, parece-me que na Venezuela de Maduro isso (liberdade de expressão) já não faz parte do vocabulário da população, só pode falar que os imperialistas norte-americanos são os culpados pela crise. ...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos) ....

      0
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Paulo, respeito seus pontos de vista... opinião cada um tem a sua... mas não consigo entender como "a grande democracia norte americana" possui mais de 800 bases militares espalhadas pelo mundo, "para levar a democracia para os países que ainda são dominados por ditadores"... se você gosta de história, principalmente a história mundial, faça uma leitura isenta e vai verificar que "a grande democracia", desde a "independência" em 1776, somente não lutou em guerras durante 12 anos... depois da "queda" da União Soviética, o Pacto de Varsóvia foi desfeito e a OTAN continua de pé, cada vez mais colocando mais misseis nas fronteiras da Russia... USA é um lacaio da máfia sionista khazarian (lembra, aquela tribo de ladrões expulsa da Russia em 1200 ?). eles tem ódio dos russos e dos americanos, e utilizam "a maior democracia do mundo" para conseguir atingir seus objetivos de conquista (entre eles, manter o dólar como moeda de transações internacionais)... porque os Rothschild imprimem o dólar americano desde 1913... e dominam o comércio internacional pagando tudo com papel pintado sem garantia de nada... como o mundo já está descobrindo a tramóia, estão deixando o dólar, Rothschild, USA de lado... razão da extrema violência que assola o mundo atualmente... mas eu sou brasileiro, gosto do meu país, e quero ver um país melhor para os meus quatro filhos e neta... só isso... nenhum estrangeiro vai tratar o país como amigo... não acredito... e esqueça a "democracia norte-americana"... Iraque e Libia viram há pouco tempo o valor das promessas norte-americanas... fique em paz...

      0