Dos 160 países que compram carne de frango e suíno do Brasil, 74 modificaram seu relacionamento com as indústrias

Publicado em 02/06/2017 14:13
Francisco Turra - Presidente ABPA
Frango e Suínos: 74 mercados do Brasil modificaram seu relacionamento com as indústrias

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, diz que já são dois meses de queda nas exportações brasileiras de proteína animal. Ele destaca que este fator, "sem dúvidas", é efeito da operação Carne Fraca, já que o país vinha em um crescimento constante e, a partir do momento em que a operação foi deflagrada, com a generalização de uma informação equivocada, o estrago foi feito tanto no mercado interno quanto externo.

São 160 mercados abertos para o Brasil. 74 deles fecharam temporariamente e 6 continuam fechados no momento. Turra aponta que recupera-se lentamente esses mercados, mas o consumidor fica desconfiado e os custos aumentam, à medida em que os produtos são duplamente fiscalizados.

Agora, o Brasil está na fase quase final de superação. Entretanto, a confiança, o "amor" pelo produto brasileiro, leva ainda mais tempo. No mês de maio deve haver uma recomposição, o que pode se manter para os próximos meses, mas o país vinha acostumado com um crescimento constante, sem recuo.

Havia uma demanda aquecida por parte dos países que eram importadores de carne suína, como Estados Unidos e Rússia. Já para o mercado de aves, que é mais pulverizado, houve maior desconfiança. Contudo, a carne que mais sofreu, na ótica do presidente, é a carne bovina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário