FUNRURAL: Adiantamento de 5% da dívida ainda gera impasse e MP não é publicada
O projeto do senador Ronaldo Caiado (DEM/GO), que tratava da remissão do montante do Funrural, e que entraria em votação nesta terça-feira (23), foi retirado da pauta a pedido do próprio autor.
De acordo com a assessoria de imprensa de Caiado, foi percebido que a JBS, envolvida agora em delação premiada no caso do BNDES e compra de políticos, iria se beneficiar e “ele (o senador) não vai admitir isso”.
Como é sabido no mercado, boa parte do passivo cobrado pelo governo é dos frigoríficos.
O gabinete do líder dos Democratas informou também que o texto do projeto poderá ser readequado.
Medida Provisória do Funrural continua sem consenso
A bancada ruralista foi para a reunião-almoço da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) desta terça (23) na expectativa de que o governo finalizaria o impasse sobre o Funrural, abrindo mão do adiantamento de 5% sobre o total da dívida, mas mais um dia se passou sem que a prometida Medida Provisória (MP) tenha chegado a um consenso.
“O governo já concordou em cobrar 1,5% daqueles que não têm passivos e 2,3% sobre os que não recolheram, mas não abrimos mão da questão do adiantamento do montante da dívida”, disse há o ex-presidente da FPA, deputado Marcos Montes (PSD/MG).
Presente à reunião, tradicional às terças-feiras, Montes também fez questão de frisar que “esse novo tempinho” ajuda também a FPA informar melhor os produtores brasileiros, reunidos nas mais variadas entidades representativas, “já que muitos ainda estão esperando que a dívida seja zerada”.
Para o parlamentar, infelizmente, dificilmente o governo concederá algum perdão desse passivo não reconhecido pelo setor.
Por Giovanni Lorenzon
Na Veja: Senador ruralista desiste de projeto que beneficiava JBS
Ronaldo Caiado apresentou no início do mês um projeto de lei para perdoar as dívidas de produtores com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
Estava tudo muito bem, tudo muito bom, uma vez que Caiado, ruralista de carteirinha, ia capitalizar a medida com seu eleitorado-alvo.
Continue lendo no site da Veja.com.
1 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
Valdir Edemar Fries Itambé - PR
O Senador Ronaldo Caiado simplesmente usou de uma desculpa sem qualquer fundamento, até porque em seu artigo primeiro do projeto 132/2017 é bem objetivo, ou seja: Art. 1º É concedida remissão para os produtores rurais pessoas físicas relativa aos seguintes créditos tributários com vencimento até 30 de
março de 2017, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos"... na integra: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?mime=application/pdf&disposition=inline&dm=5277497 Portanto, algo de estranho, e não justificado, deve estar acontecendo após a realização da Audiência Pública nas articulações em relação a cobrança do FUNRURAL... Acredito que (e deixo como sugestão de pauta para a equipe de redação do Site Noticias Agrícolas), para, se possível for, entrevistar o Senador Ronaldo Caiado, até porque, como todos nós sabemos, o difícil no legislativo Brasileiro é colocar em pauta um projeto para entrar em votação. Agora o que nunca havíamos visto, é após estar em pauta, o Próprio autor da matéria pedir para retirar seu projeto de votação, principalmente quando se tem do autor um compromisso assumido em seu longo discurso realizado em Audiência Pública do Congresso Nacional... conforme segue link: https://www.facebook.com/ronaldocaiado25/videos/1412853332104640/ Muito temos debatido em relação as atitudes de Parlamentares e do Governo: FUNRURAL ? CHEGA DE POLITICAGEM, VOLTEM A LEGISLAR E A GOVERNAR... https://valdirfries.wordpress.com/2017/05/17/funrural-chega-de-politicagem-voltem-a-legislar-e-a-governar/Pessoal, acessem o blog do Valdir Fries no link que está ao final do comentário acima, ali está descrito, posso dizer escancarada, a politicagem e o "modus operandi" dos deputados e senadores.