Cafeicultores participam do XIX Encontro Sul Mineiro na UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA), sediou na última quarta-feira (03/05) o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores. Em sua 19ª edição, o evento reuniu cerca de 700 pessoas, entre produtores e produtoras rurais, estudantes, técnicos, extensionistas, pesquisadores e empresários da região. O encontro é um dos maiores encontros técnicos da cafeicultura nacional e contribui significativamente para os avanços científicos e políticos do setor e tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cafeicultura buscando o aperfeiçoamento da qualidade e da produtividade do café, a diminuição dos custos de produção e, por conseguinte, a melhoria da renda dos cafeicultores. Os temas discutidos nesta edição foram:
· “Classificação física e sensorial do café” Edmundo Modesto de Melo (Emater-MG) e “Soluções Stihl para a cafeicultura” – Jonatan Zanol (Stihl);
· “Novidades na secagem do café” – Ivan Barbosa Vilela (Macieski);
· “Portfólio Dupont” André Ximenes (Dupont) e “Pós-colheita e qualidade do café” Virgílio Anastácio (UFLA);
· “Nutrição nitrogenada” Marcelo Frota (Café Brasil) e “Importância da calagem na fertilidade do solo” Rodrigo Geraldo Borges (Solo Fértil);
· “Otimização da água na cafeicultura” Rubens José Guimarães (UFLA);
· “Utilização de fertilizantes de eficiência aumentada” Dalyse Toledo Castanheira (UFLA);
Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências com palestrantes renomados sobre as novidades das áreas abordadas e inovações tecnológicas na cafeicultura, além de prestigiar estandes dos núcleos de estudos, PET e empresa Jr presentes no evento.
O evento é organizado pela UFLA, Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e contou com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Prefeitura Municipal de Lavras, Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Consórcio Pesquisa Café, Polo de Excelência do Café e o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas).
Para o Coordenador geral do Necaf e graduando em Agronomia pela UFLA, Giovani Belutti Voltolini, “o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores é um dos nossos principais eventos, e este ano foi um grande sucesso. Contamos com a presença de mais de 700 cafeicultores, em um ambiente totalmente favorável à troca de informações e conhecimentos ligados a cafeicultura nacional. Os cafeicultores se atualizaram sobre a cadeia produtiva do café, por meio de palestras nas estações de campo, exposições das empresas com suas tecnologias e também pela interação entre os cafeicultores de todo o estado de Minas Gerais”.
O Vice-Prefeito e Secretário da Agricultura do município de Lavras, Edson Alves de Abreu (Duti) explica que, “o evento tem extrema importância. Hoje, no momento de crise em que vivemos, o café ainda é uma válvula de escape para nós. Sabemos que Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. Eu sempre comento com alguns professores da UFLA, que os produtores as vezes trabalham o ano todo e as vezes um erro cometido numa seca de café eles acabam perdendo toda a produção. Para reforçar, o encontro é um evento muito importante, nunca que sabemos de tudo, eu falo como pequeno produtor, nós temos que estar sempre aprendendo. Gostaria de parabenizar todas as pessoas que organizaram esse evento, gerando uma mudança não só na cidade de Lavras, mas, também em toda região”.
Estavam presentes na solenidade de abertura as autoridades: o Pró-Reitor de Extensão da UFLA, Prof. João José Granate Sá e Melo Marques, representando o Reitor da UFLA Prof. José Roberto Scolforo, o chefe do departamento de agricultura e tutor do Necaf, Prof. Rubens José Guimarães, o diretor da InovaCafé, Prof. Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o Superintendente Regional da Emater (MG), Marcos Antônio Fabri Júnior, o Vice-Prefeito e Secretário da Agricultura do município de Lavras, Edson Alves de Abreu (Duti), a gerente da Secretaria Municipal de Assuntos Rurais, Dra. Roseane Maria Evangelista Oliveira, o vereados da Câmara Municipal de Lavras, Marcos Possato, o Secretário da Agricultura do município de Carmo da Cachoeira, Soeliton José Reis e o chefe de gabinete da Prefeitura municipal de Cristais, Leonardo Oliveira.
Durante a abertura do evento, o diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, reforçou que a agência é um ambiente voltado para os cafeicultores, onde são realizados diversos trabalhos que contemplam vários aspectos da cadeia do café.
O evento faz parte do Circuito Mineiro da Cafeicultura que é uma promoção do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater–MG, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), UFLA e prefeituras. O Circuito é realizado nas quatro regiões produtoras de café de Minas Gerais: Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. Serão mais de 30 etapas, a maioria com as datas já confirmadas.
Tradição
A tradição do evento é tão grande que os produtores do município de Aguanil-MG, Silvio Cândido Silveira Ferreira e Rosa Aparecida de Oliveira Silveira, participam todo ano e sempre levam novidades para sua produção de café ampliando até para outras produções agrícolas por eles cultivadas. “Sempre achamos bons os ensinamentos aqui proporcionados. Nós temos o nosso conhecimento, porém é muito bom receber novos. Aprendi coisas que não só podem ser aplicadas no café como nos pés de laranja que tenho”, comentou Rosa.
O engenheiro agrônomo da Emater (MG) há 24 anos, José Roberto Corrêa Miguel diz que o encontro é “importante não só para os produtores, mas, para nós técnicos que orientamos, é a atualização. Conhecimento de novas variedades, novas pragas, doenças e novos produtos. Para assim orientarmos os produtores rurais a fazer na hora certa e com o produto certo. Praticamente todos os anos estamos aqui, e levamos um grupo de produtores, principalmente pequenos produtores rurais que são exclusivamente os clientes da Emater (MG), para eles se atualizarem sobre o café que é uma das principais fontes de economia de Minas na área agrícola. É possível ver a diferença na organização do produtor após a atualização, produzindo café de qualidade e principalmente gerando renda para as famílias”.
0 comentário
Produção mundial de Coffea canephora totaliza 73,5 milhões de sacas no período acumulado de outubro de 2023 a setembro de 2024
Preços do café iniciam 3ª feira (19) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Chuvas no Brasil e possível adiamento da UE fazem preços do café encerrarem a sessão desta 2ª feira (18) em queda
Café não torrado tem aumento de 110% da média diária faturada nos 10 primeiros dias úteis de novembro/24
Mercado cafeeiro deve seguir com volatilidade e já há estimativa de quebra da safra de café 2025/26
Mercado cafeeiro passa a trabalhar com baixas no inicio da tarde desta 2ª feira (18)