Boi: Piora na relação de troca em Tocantins
A boa quantidade de chuvas das últimas semanas melhorou a capacidade de suporte e a qualidade das pastagens no estado, dessa maneira, houve acréscimo na procura por categorias mais eradas, fato que piorou a relação de troca no estado.
As categorias mais jovens tiveram as maiores desvalorizações, destaque para o preço do bezerro de desmama, que recuou 15,1% em um ano.
Nesse mesmo intervalo, o preço do boi magro (12@) teve queda de 8,8%. A maior movimentação explica o aumento da demanda por essa categoria e a menor queda na cotação frente às demais categorias.
No estado, as cotações do boi gordo cederam aproximadamente 10,4% nos últimos doze meses. Isso fez com que o poder de compra do invernista ficasse em patamares menos favoráveis.
Atualmente é possível comprar 1,29 boi magro (12@) com o preço de venda de um boi gordo (16@). No mesmo período do ano passado, a relação de troca estava em 1,31, representando queda de 1,5% no poder de compra.
0 comentário
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo, em São Paulo, segue estável
Cálculo da média do preço da @ do boi para dezembro na B3 começa nesta sexta-feira (20) devido a feriados
Radar Investimentos: Os contratos do boi gordo se valorizaram ontem
Boi/Cepea: Vantagem do preço da carne sobre boi gordo é recorde
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo em São Paulo
Pecuarista não quer vender, frigorífico não quer comprar e preços da @ se encaminham para cenário de estabilidade, diz analista