Conseleite: Preço do leite tem leve recuperação
O valor de referência do leite indica leve elevação para este mês de abril. Segundo dados divulgados pelo Conseleite em reunião nesta terça-feira (18/4), na sede da Fecoagro, em Porto Alegre, o litro está previsto em R$ 1,0411, 0,76% acima do resultado final de março (R$ 1,0332). Segundo o presidente do Conseleite, Alexandre Guerra, isso indica estabilidade dos preços no Rio Grande Sul. “Os números mostram que o valor médio dos produtos está cima do obtido em 2016, mas o mercado trabalha com um cenário de estabilidade”, pontuou o dirigente, que também é presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS).
Ele indicou que já há sinais de melhora no consumo das famílias em relação aos primeiros meses ano, o que permite sinalizar manutenção do leite em patamares mais elevados. Além disso, o cenário evidencia a tradicional redução de produção na estressafra, uma vez que abril é a época de menor captação do ano. Guerra ainda argumentou que algumas empresas de fora do Rio Grande do Sul têm vindo buscar leite no Estado e acabam pagando mais pelo litro para abrir mercado.
Durante reunião, as lideranças do setor laticinista ainda criticaram a elevação das importações de produtos lácteos pelo Brasil. Guerra pontuou que, apesar de o setor pleitear freio para as aquisições de leite por parte do governo federal, é preciso ser mais competitivo. “Há a questão do Custo-Brasil, mas as empresas brasileiras precisam ser mais eficientes”, argumentou, lembrando que a questão cambial também vem favorecendo as importações.
1 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força
Douglas Gehrke Capitão Leônidas Marques - PR
Sabe por que empresas de outros estados estão indo buscar leite no RS???, é porque não tem leite em lugar nenhum!!!. Produção baixa, produtores desistindo da atividade. Pesquisem melhor. ... Não tem leite. ... Se tivesse não haveria importação de leite.
Sem Dúvida que a Desistência de Produtores está ocorrendo dia após dia . Enquanto as Empresas (Laticínios, Cooperativas, Indústrias de Ração e Insumos , medicamentos ) tratarem nós Produtores como a última espécie dá cadeia produtiva de Proteína os produtores irão sair da atividade assim que puderem . Somos lembrados somente na hora da venda dos insumos e somos tratados de tiradores de leite e não produtores de leite . O que me deixa indignado é saber que o Leite é o Primeiro Alimento de um Ser humano . Mas o que prevalece é a Máfia do Dinheiro Fácil sem pensar nas Dificuldades e no Trabalho exaustivo que um Produtor tem todos os dias , independente de chuva , sol , chuva , frio e sem contar dá Irresponsabilidade dá Copel com a péssima qualidade de energia elétrica fornecida aos produtores .
Este setor precisa achar uma solução entre produtores pois se esperarmos por empresas e governo esqueçamos é melhor sair da atividade .