Produtores norte-americanos estão preocupados com formação de El Niño na nova safra
O presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin, esteve recentemente nos Estados Unidos e pode verificar que os produtores americanos estão preocupados com as mudanças climáticas que podem afetar a safra 2017/18 no país.
Em uma conferência das associações de produtores americanas, um painel expôs as perspectivas da ocorrência de um El Niño no país, que se estabeleceria a partir dos meses de junho e julho. Os estados de Illinois, Ohio, Dakota do Sul e Dakota do Norte já enfrentam seca em suas áreas, o que seria um indício de que o fenômeno poderia se manifestar em breve.
Nas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a safra prevista para este ano já é menor do que no ano passado. A média de produtividade deve ficar por volta dos 42 bushels por acre. Com isso, a área que irá aumentar 5,5% irá produzir apenas cerca de 110 milhões de toneladas, já que a questão climática se mostrará frequente. Os índices de umidade no solo dos americanos estão baixos e, em breve, toda essa questão deve começar a influenciar também nos preços.
Para Dalcin, essa é uma oportunidade para os produtores brasileiros travarem preços. Com o dólar desvalorizado no Brasil, os preços atuais se encontram em níveis muito baixos para os produtores. No entanto, um olhar atento para o mercado, tendo em vista as perspectivas americanas, poderá trazer melhores oportunidades daqui para a frente.
1 comentário
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Agroindústria volta a crescer em setembro e deve fechar o ano com crescimento de 2,7%, revela o FGV Agro
Pedro Henrique Almeida de Faria Pouso Alegre - MG
Tomara que o Brasil volte a crescer!!!