Corte de produção de petróleo da Opep ficou 40% acima da meta em fevereiro, diz Kuweit
KUWEIT (Reuters) - O ministro de Petróleo do Kuweit, Essam Al-Marzouq, disse nesta quarta-feira que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) realizou cortes de produção em fevereiro de 140 por cento da meta prometida, enquanto países de fora do grupo cumpriram entre 50 e 60 por cento de suas promessas.
A Opep fechou no ano passado um acordo para reduzir 1,2 milhão de barris por dia (bpd) de sua produção a partir de 1º de janeiro, numa tentativa de sustentar preços e enxugar a oferta global.
Marzouq atribuiu a alta adesão dentro da Opep a um profundo corte pela Arábia Saudita.
"A Arábia Saudita voluntariamente cortou mais do que sua fatia, para aumentar a confiança na questão do acordo de redução de produção", disse ele a jornalistas, no Kuweit.
Ele descreveu a adesão da Opep como "excelente" e a de países de fora do cartel como "aceitável", acrescentando que há mais satisfação entre membros da Opep com os atuais níveis de preços, que ele descreveu como "estáveis".
O Kuweit deverá receber uma reunião de ministros em 26 de março com países da Opep e não membros para revisar a aplicação do acordo de cortes de produção, no segundo encontro do gênero desde que o compromisso foi firmado.
(Por Ahmed Hagagy)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado