Bolsa de Rosário aumenta estimativa da safra argentina de 52,5 para 54,5 milhões de toneladas

Publicado em 09/02/2017 08:54

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) estimou um incremento nos volumes de produção dos principais cultivos da safra de verão da Argentina.

No boletim da Guia Estratégica para o Agro (GEA), calculou que a safra de soja alcançará os 54,5 milhões de toneladas, dois milhões a mais do que o previsto em seu boletim divulgado em dezembro, 52,4 milhões de toneladas.

Para o milho, a estimativa é de uma produção de 36,5 milhões de toneladas, um milhão de toneladas acima do que havia sido calculado em seu boletim prévio.

Essas cifras, paradoxalmente, se dão em um contexto de uma safra com fenômenos climáticos divergentes. Enquanto no sul e no centro de Santa Fe, sul de Córdoba e norte de Buenos Aires houveram fortes chuvas entre dezembro e janeiro, o sudoeste de Buenos Aires atravessou por uma forte seca desde dezembro do ano passado, que começou a ser aliviada nesta semana.

"Se estimam dois milhões de toneladas a mais de soja do que o previsto na projeção de dezembro, mas também 400.000 hectares a menos de plantio e perdas de área de quase 1 milhão de hectares", disse a BCR.

Dos 19,6 milhões de hectares previstos para plantio em dezembro passado, foram plantados 19,2 milhões de hectares. Devido às chuvas, foram perdidos 960.000 hectares. Entre o que não foi plantado por falta de água e o que foi perdido por excesso, a área teve uma baixa de 7 pontos em relação aos cálculos de janeiro.

Na primeira previsão dos rendimentos da soja, a Bolsa disse que a "condições dos cultivos mostra resultados otimistas". Desta maneira, calcula-se uma média nacional de cerca de 50 sacas por hectare.

O clima

Nas últimas semanas, o aumento das temperaturas na zona central do país permitiu que o nível de água abaixasse.

No sudeste de Buenos Aires, foram 450.000 hectares de soja perdidos por conta da seca. "Ali, a falta de água, que persistiu até poucos dias atrás, agravada pelas altas temperaturas e ventos intensos, levou um cenário de máxima preocupação para a safra de soja", destacou a BCR.

Se o volume de 54,5 milhões de toneladas for concrretizado, a produção teria uma baixa de 900.000 toneladas em relação à safra passada.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário