Mais de 173.000 hectares de soja foram perdidos no centro-norte de Santa Fe, na Argentina
Durante a primeira semana de fevereiro, as chuvas que caíram nos departamentos do norte da região centro-norte da província de Santa Fe, na Argentina, foram importantes em toda a região, com os sistemas produtivos apresentando distintos graus de recuperação.
De acordo com o boletim semanal de Sistema de Estimativas Agrícolas (SEA) da Bolsa de Comércio de Santa Fe (BCSF) e o Ministério da Produção da província, a maior atividade e movimento de equipamentos e maquinários foi registrada para o plantio e o replantio de soja de segunda safra, sorgo e milho de segunda safra, além das aplicações, monitoramentos e controles dos cultivos. Nesta semana, o processo de plantio e replantio foi encerrado na região.
O SEA indicou que durante a próxima semana haverá uma instabilidade na região e que nos departamentos do norte, como 9 de Julio, Vera e General Obligado serão registradas chuvas mais abundantes, o que deve complicar as atividades e os sistemas produtivos nas áreas afetadas.
O desenvolvimento dos cultivos de soja de primeira safra continuou sem inconvenientes no centro-norte de Santa Fe, sob condições ambientais adequadas que geraram cenários e reações favoráveis em uma parte dos cultivos que suportaram os excessos hídricos.
A BCSF estimou uma perda por mortalidade de plantas devido aos excessos hídricos de 101.200 hectares, o que representaria 11,5% da superfície plantada. Outros 14% não puderam ser plantados também por conta dos excessos, representando 72.000 hectares. Ou seja: mais de 173.000 hectares foram perdidos na zona.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira