Produção de cacau no Brasil cai 34% por seca
A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) divulgou na última segunda-feira (6/2) que a produção de cacau no Brasil em 2016 atingiu 152 mil toneladas. A redução foi de 77 mil toneladas (34%) em relação a 2015, quando a safra chegou a 209 mil toneladas. O resultado foi o pior dos últimos quatro anos. A associação atribui a queda à crise hídrica que atingiu principalmente as lavouras da Bahia, já que o Estado nordestino é o maior produtor do fruto no país. Outro agravante para a situação foi a seca no Pará.
De acordo com a AIPC, a quantidade obtida ano passado não foi o suficiente para abastecer a indústria ̶ cuja capacidade é de 275 mil toneladas ̶ e por isso foi necessário aumentar as importações de cacau para que o setor não sofresse com demissões e fechamento de empresas. Além disso, a associação diz que “sem a medida, o setor teria comprometido seus contratos de exportação com a geração de divisas que o Brasil necessita”.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC