PIB da China cresce 6,8% no 4º tri sobre ano anterior, acima do esperado
PEQUIM (Reuters) - A economia da China cresceu 6,8 por cento no quarto trimestre na comparação com o ano anterior, ligeiramente mais do que o esperado, sustentada por gastos governamentais mais altos e empréstimos bancários recordes que provocaram preocupações sobre um aumento explosivo da dívida.
A segunda maior economia do mundo expandiu 6,7 por cento em 2016, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, basicamente no meio da faixa da meta de crescimento do governo de 6,5 a 7 por cento, mas ainda o ritmo mais lento em 26 anos.
Economistas consultados pela Reuters esperavam que a China apresentasse crescimento de 6,7 por cento tanto no quarto trimestre quanto no ano. A economia expandiu 6,7 por cento no terceiro trimestre.
Embora a China apresente uma base econômica mais sólida do que nesse mesmo momento do ano passado, ela enfrenta crescentes incertezas em 2017, com o boom imobiliário mostrando sinais de enfraquecimento e o impacto de medidas de estímulo anteriores devendo diminuir.
O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,7 por cento entre outubro e dezembro na comparação com o trimestre anterior, conta crescimento de 1,8 por cento entre julho e setembro, informou a agência.
Analistas esperavam que o crescimento trimestral desacelerasse para 1,7 por cento.
(Reportagem de Kevin Yao)
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal