Banco Mundial já havia previsto o risco das inundações na Argentina em um boletim
Para muitos especialistas, o drama das inundações sofrido pelos produtores argentinos não é nenhuma surpresa, como informa o site argentino Infocampo.
O Banco Mundial publicou em outubro de 2016 um extenso boletim sobre o meio ambiente na Argentina, onde apontava que "as inundações são o maior desastre natural que ameaça a Argentina e representam 60% dos desastres naturais e 95% dos danos econômicos".
A entidade internacional estimou também que as inundações provocadas pelo transbordar de rios, como na grande maioria dos casos das últimas semanas, representam 49% do custo anual total por desastres naturais, ou seja, 0,7% do PIB do país, enquanto o custo das inundações urbanas é de 46%.
O boletim aponta que o excesso, a rapidez e o desenvolvimento inadequado das urbanizações e a obstrução de sistemas de escorrimento natural são alguns dos fatores que colaboraram para a ameaça ao país.
"Os canais de drenagem que foram construídos a fim de reduzir o risco de inundações (conhecidos localmente como canalizações) mudaram a hidrografia e produziram maiores escorrimentos que resultaram em mais inundações", diz ainda o documento.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil