Estoque de trigo da Índia deve cair para menor nível em 10 anos, dizem especialistas
NOVA DÉLHI (Reuters) - Os estoques de trigo da Índia em abril do próximo ano, quando a nova temporada começar, deverão estar em seus níveis mais baixos em mais de uma década, após duas secas sucessivas terem prejudicado a umidade do solo e diminuído a produção, disseram operadores e especialistas do setor.
Os baixos estoques forçarão a Índia a importar cerca de 6 milhões de toneladas de trigo nos anos fiscais que terminam em março de 2017 e março de 2018, para conter os preços locais, que subiram 40 por cento desde o início deste ano fiscal, em abril de 2016, disseram.
Das 2,7 milhões de toneladas contratadas para importação desde abril de 2016, 2 milhões de toneladas já chegaram a vários portos.
"Nós esperamos cerca de 3 milhões de toneladas de trigo importado neste ano e uma quantidade similar no próximo ano, já que os estoques da FCI irão cair para um milhão de toneladas abaixo da meta", disse o analista de mercado Tejinder Narang, de Nova Délhi, referindo-se à estatal Food Corporation of India (FCI).
A FCI, vinculada ao governo, compra grãos de agricultores locais, a um preço estabelecido pelo Estado, para construir reservas e executar um gigantesco programa de distribuição de alimentos. Ele permite que cerca de 67 por cento dos 1,3 bilhão de habitantes da Índia tenham acesso a trigo e arroz extremamente baratos.
(Por Mayank Bhardwaj)
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso