Dólar tem leves variações ante real à espera de dados nos EUA e com baixo volume
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leves variações ante o real nesta quinta-feira, após ceder nas três sessões anteriores, em sessão de volume enxuto de negócios e à espera de dados econômicos nos Estados Unidos ao longo do dia.
Às 10:52, o dólar recuava 0,06 por cento, a 3,3300 reais na venda, depois de acumular recuo de 1,73 por cento nos três pregões anteriores.
Na mínima da sessão, o dólar marcou 3,3266 reais e, na máxima, 3,3486 reais. O dólar futuro era negociado praticamente estável.
"O dólar está esperando o PIB norte-americano. O volume está muito baixo e tivemos uma operaçãozinha pontual que acabou levando ele para baixo momentaneamente. E vai ser assim até o final do ano", comentou o superintendente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva.
A previsão em pesquisa Reuters é de que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu à taxa anual de 3,3 por cento no terceiro trimestre, ligeiramente acima dos 3,2 por cento da prévia divulgada no final de novembro.
Uma economia mais forte pode obrigar o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar mais rapidamente os juros no país, o que retiraria recursos de países emergentes como o Brasil. O Fed sinalizou que deve fazer três elevações de juros em 2017.
O mercado também mirava o comportamento do dólar ante divisas emergentes no exterior, onde subia ante os pesos mexicano e chileno, rand sul-africano e lira turca.
"O mercado já fez o que tinha que fazer e está sem posição nesse final de ano. Administrando os dias que faltam", resumiu um operador da mesa de câmbio de uma corretora nacional. "O vaivém é absolutamente normal", emendou.
O Banco Central não anunciou intervenções no mercado de câmbio nesta sessão, pelo menos por enquanto. Ele atuou a última vez em 13 de dezembro.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal