Brasil apoia comercialização de pouco mais de 200 mil t de trigo em leilões
SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou mais dois leilões de apoio ao escoamento de trigo da safra 2016/2017, negociando o prêmio para pouco mais 200 mil toneladas, segundo nota da estatal nesta sexta-feira.
O primeiro leilão, de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) --a ser pago a produtores e cooperativas dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina--, negociou subvenção para 192,3 mil toneladas de trigo, ou 62,54 por cento do total ofertado.
O leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foi oferecido para 107,5 mil toneladas de trigo da região Sul, mas foi arrematado prêmio para 10 mil toneladas do produto --essa subvenção será paga ao participante que comprovar a compra do trigo, por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal, e o escoar para qualquer localidade, exceto para Estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As operações de apoio à comercialização do trigo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vêm sendo realizadas desde o começo de dezembro, com o objetivo da dar sustentação aos preços, que caíram abaixo dos valores mínimos estabelecidos pelo governo, em meio a uma safra recorde nacional e crescimento da produção argentina.
Nos dois leilões anteriores, foi negociado Pepro para 212,5 mil toneladas, das 285 mil ofertadas; e PEP para 37,7 mil toneladas, das 215 mil ofertadas pela Conab. Novas operações estão previstas para janeiro.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Tomate/Cepea: Cotações "alçam mais um voo de galinha"
Ibrafe: Colheita de Feijão no Paraná já ultrapassou 70%
Embrapa lança edital para seleção de produtores de sementes de feijão preto
Ibrafe: Mercado de Feijão nestes primeiros dias de janeiro apresenta uma dinâmica complexa
Feijão, por Ibrafe: Varejo historicamente repassa quedas muito lentamente
Rio Grande do Sul encerra a semeadura de arroz irrigado