Café: Safras & Mercado estima comercialização 2016/17 do Brasil em 74%
Porto Alegre, 14 de dezembro de 2016 - A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 74% até o dia 12 de dezembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de 6 pontos percentuais.
As vendas estão adiantadas em relação ao ano passado, quando 68% da safra 2015/16 estava comercializada até então. Há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 63% da produção normalmente já está negociada no período.
Com isso, já foram comercializadas 40,78 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café no Brasil perdeu ritmo se comparado a outubro, onde houve um forte fluxo de negócios por conta da disparada nas cotações. "A queda nos preços ao final de novembro e a resistência por parte do produtores em negociar no mês de dezembro, por conta de questões fiscais, justifica essa performance".
Para o analista, o mercado físico de café deve seguir curto de negócios nesse final de ano, o que só deve mudar se o preço voltar a subir de forma significativa.
Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2016/17, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 12 de dezembro:
Brasil: Evolução da comercialização de café base produtor - Safra 2016/17
Projeções SAFRAS & Mercado - Fonte: Corretores e Cooperativas
Obs: números parciais sujeitos à retificação e inclui café já entregue e também por entregar
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia