Trump: O dia em que a Terra parou, por Jason Vieira
Assim como no Brexit, as urnas surpreendem o mercado e Donald Trump é eleito o 45º presidente dos EUA. O maior temor em relação à sua eleição é levar em diante aquilo que foi proposto durante a campanha populista. Daí está o maior problema, pois como toda retórica populista, o problema é a falta de conexão com a realidade.
Entre os cenários possíveis estão de Trump admitir internamente que tudo aquilo foi um mise-en-scène para angaria votos, como ele mesmo citou no passado e fazer um governo que no mínimo será mais protecionista ou tentar levar em diante todas suas promessas de campanha e gerar um racha inclusive dentro do próprio partido republicano, do qual membros dizem que Trumpnão representa os valores.
Os mercados obviamente tinham a predileção por Hillary não por seu carisma, o que sempre foi um problema para a democrata, mas pela continuidade do que foi considerado um dos melhores governos da história dos EUA em diversos aspectos com Barack Obama. Como gera mais dúvidas do que respostas, a vitória de Trump tenda a adicionar volatilidade aos ativos no curto prazo e economias em recuperação como o Brasil necessitam de um contexto mais estável do que o que está por vir.
Leia o artigo na íntegra no site da Investing.com.
0 comentário
Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto
Milho & Soja: O outro lado do potencial altista para o complexo agrícola, por Liones Severo