Ações europeias sobem antes da eleição nos EUA
MILÃO/LONDRES (Reuters) - As ações europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, sustentadas pelos papéis bancários mais fortes, com a notícia de que a Hillary Clinton não enfrentaria acusações sobre o uso de emails, o que deu para a candidata democrata um impulso antes de 8 de novembro, dia da eleição presidencial nos Estados Unidos.
O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 1,70 por cento, a 1.318 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 1,53 por cento. Na semana passada, o índice pan-europeu registrou a maior perda semanal desde fevereiro com a incerteza sobre o resultado da eleição norte-americana.
Os mercados estavam posicionados para a vitória de Hillary até a oscilação registrada na semana passada. Ela é vista como uma candidata que oferece maior segurança e estabilidade para os investidores.
Hillary teve um novo impulso sobre o rival republicano Donald Trump depois de o FBI informar no domingo que manteve a sua decisão anterior de que nenhuma acusação criminal era justificada sobre os emails da candidata democrata.
Os analistas do Deutsche Bank disseram que uma vitória de Hillary poderia elevar o índice STOXX em cerca de 5 por cento, enquanto a incerteza ligada a uma vitória do Trump poderia fazer o índice cair de 5 a 10 por cento. Várias pesquisas deram a Clinton vantagem de 3 a 6 pontos nesta sessão.
Nenhum setor foi negociado no vermelho. O do setor bancário subiu 2,85 por cento, ajudado pelo salto de 4,6 por cento no HSBC. O banco focado nos mercados emergentes mostrou forte ganho em seu capital principal, reforçando as perspectivas de pagamento de dividendos a curto prazo.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,70 por cento, a 6.806 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,93 por cento, a 1.456 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,91 por cento, a 4.461 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,56 por cento, a 16.736 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,45 por cento, a 8.918 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,70 por cento, a 4.554 pontos.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal