Congresso conclui análise de vetos e abre caminho para votação de crédito para Fies e LDO
BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional manteve três vetos presidenciais, abrindo caminho para a análise de projeto que concede crédito para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 nesta terça-feira.
O projeto que passa a ser analisado pelo Congresso destina recursos no valor de 702,5 milhões de reais para o Fies, para atender despesas com serviços prestados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a título de administração da carteira de contratos de financiamento do fundo.
No caso da LDO, o texto principal já havia sido aprovado em agosto, mas falta a análise de emendas que foram destacadas para serem votadas separadamente.
O texto da LDO prevê rombo primário de 139 bilhões de reais para o governo central (governo federal, Banco Central e Previdência) no ano que vem.
Um dos vetos mantidos nesta terça-feira impedia a criação, reorganização e transformação de cargos de provimento efetivo em diversos órgãos da administração federal.
Outro que não obteve votos suficientes para ser derrubado foi um veto parcial a um projeto do Senado que cria o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento do Saneamento Básico (Reisb). O veto em questão eliminou do texto da lei dispositivos que tratavam de benefício tributário para
investidores em sustentabilidade e em eficiência dos sistemas de saneamento básico, que poderiam utilizar os valores aplicados como crédito nas contribuições para o PIS/Pasep e Cofins.
Deputados e senadores mantiveram ainda veto que evitou o reajuste da remuneração dos defensores públicos da União.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
0 comentário
Departamento do Tesouro dos EUA impõe sanções ao Gazprombank da Rússia
Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
BCE continuará reduzindo juros, mas discussão de dezembro deve esperar, diz Nagel
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco