PIB do Agronegócio do Brasil avança 2,45% no 1º semestre, diz CNA
SÃO PAULO (Reuters) - O Produto Interno Bruto do Agronegócio brasileiro cresceu 0,62 por cento em junho e registrou alta de 2,45 por cento no primeiro semestre deste ano, em comparação com o igual período de 2015, segundo dados da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O crescimento semestral se deve principalmente à alta na cadeia produtiva da agricultura, que registrou avanço de 3,64 por cento.
Todos os setores do agronegócio tiveram avanços no primeiro semestre, mas o setor primário se destacou, com expansão de 3,05 por cento atribuída à alta dos preços agrícolas, o que compensou a queda na produção, especialmente de soja e milho, afetada pela seca.
Já o PIB da Agroindústria registrou alta de 2,28 por cento no primeiro semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015, principalmente devido à indústria de processamento vegetal, que teve aumento de preços no semestre.
Os serviços, que incluem a comercialização e distribuição de produtos primários e agroindustriais, também tiveram alta de 2,27 por cento. O setor de insumos também cresceu 1,84 por cento, impulsionado pela indústria de rações, segundo o CNA e Cepea.
A cadeia produtiva de pecuária registrou um recuo de 0,14 por cento no PIB, puxada pela retração nos setores primário, industrial e de serviços.
(Por Laís Martins)
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal