Farsul: Preços recebidos pelo produtor mantêm queda
Influenciados diretamente pela variação cambial, soja (-7%) e carne bovina (-6%) foram os principais responsáveis pela queda no Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) em agosto. O indicador fechou em -4,20%, conforme relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira (14/09).
Para o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, na comparação entre IIPR e IPCA Alimentos é possível confirmar a falta de relação entre os índices em um curto prazo. “Se ela existisse, os preços dos alimentos nas prateleiras deveriam estar em queda, o que não ocorre”, afirma. No ano, o IPCA Alimentos registra 9,11%, bem acima do 4,9% do IIPR. No acumulado em 12 meses os resultados são 15,06% e 12,42% respectivamente.
O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) fechou agosto com leve declínio de -0,14% em relação a julho. O resultado foi motivado, principalmente, pela taxa de câmbio que influenciou o preço dos fertilizantes. No acumulado do ano, o IICP ampliou a deflação para -1,88%. A queda também está apresentada no acumulado dos últimos 12 meses (-1,67%).
Essa redução não é registrada em todos os insumos, os químicos mantêm alta, não acompanhando a variação cambial. Já os fertilizantes acumulam uma queda média de 29% nos últimos 12 meses.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros