Reunião de líderes europeus na Itália quer mostrar união após Brexit
Entre temas econômicos e contra o terrorismo, os líderes da Itália, Matteo Renzi; da Alemanha, Angela Merkel; e da França, François Hollande, se reúnem nesta segunda-feira (22) em Ventotene, na Itália, cidade-símbolo da idealização do bloco europeu.
Esse será o primeiro encontro entre os políticos desde o dia 27 de junho e terá como objetivos debater tanto a união da Europa após a saída do Reino Unido do bloco bem como voltar aos debates sobre o crescimento econômico para retomar a força da União Europeia.
A reunião terá muita coisa em jogo a ser discutida também no plano nacional. O premier italiano começará uma nova investida para a flexibilidade do déficit/PIB de cada país do bloco. Já Hollande quer dobrar o plano de investimentos a curto e médio prazo para então se lançar candidato à reeleição à Presidência da França.
A chanceler alemã, por sua vez, deve por na mesa as exigências dos países do Leste europeu na questão da crise imigratória como uma alternativa para lidar com o crescimento dos partidos populistas em seu país.
"Os italianos devem ficar orgulhosos que no lugar do símbolo do grande ideal da Europa, Merkel e Hollande estarão prontos para reavivar a União Europeia", destacou Renzi na noite deste domingo (21).
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros