Consórcio Pesquisa Café incrementa ações de transferência de tecnologia no Espirito Santo
O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e Embrapa Café celebram convênio com o objetivo de promover a capacitação e treinamento de extensionistas e produtores de café no estado do Espírito Santo. O Convênio terá vigência de três anos, a partir de julho de 2016, e financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa.
O programa dos eventos de capacitação técnica e treinamento, previsto no Convênio, terá como referência as ‘Boas Práticas Agrícolas e Gestão da Propriedade' contidos na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa no 49, de 24 de setembro de 2013. E, em complemento, serão ministradas e transferidas outras tecnologias desenvolvidas pelo Incaper e instituições de ensino, pesquisa e extensão de interesse dos produtores do Estado. O Incaper é uma das instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.
Para cumprir os objetivos do Convênio, será realizada a capacitação técnica de 120 extensionistas, nas culturas do café Conilon e café Arábica, e ainda o treinamento de 800 cafeicultores familiares de diferentes municípios, além da assistência técnica individual e coletiva a 3000 cafeicultores de base familiar no Estado. O Convênio também prevê investimentos e melhorias em diversas estruturas físicas do Incaper, como viveiros de produção de mudas de fazendas experimentais, implantação de campos de produção de sementes e manutenção e ampliação de unidades demonstrativas e jardins clonais, além de instalações de pós-colheita e processamento de café, entre outras.
Café no Espírito Santo – O Estado caracteriza-se por apresentar distintos ambientes que permitem o cultivo de café Conilon (Coffea canephora), nas regiões de baixas altitudes, e de café Arábica (Coffea arabica), nas regiões mais altas. O café é cultivado em todos os municípios, com exceção de Vitória, e ocupa uma área de mais 433 mil hectares. Das 60 mil propriedades agrícolas que se dedicam à cafeicultura, cerca de 73% são de base familiar. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro de café e responde, em média, por 25% da produção nacional. Assim, é o maior produtor de café Conilon e detém cerca de 78% da produção dessa espécie. Em 2016, a estimativa da Conab é que a produção deverá atingir 9,5 milhões de sacas de 60kg, sendo 3,5 milhões de arábica e 6,0 milhões de Conilon.
0 comentário
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Valor bruto dos Cafés do Brasil produzidos na Região Sudeste totaliza R$ 62,24 bilhões no ano-cafeeiro de 2024
Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual