Consumo de suco de laranja despenca, mas preços do produto sobem
O cenário para o suco de laranja é ainda pior do que se previa no início do ano. O mercado mundial encolhe e o Brasil exporta menos. Os preços, no entanto, sobem.
Rendimento industrial menor da laranja no Brasil, o maior produtor mundial, e a queda na safra da Flórida, devido a doenças nos laranjais, fizeram o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reduzir a estimativa de produção de suco de laranja para 1,6 milhão de toneladas no período 2015/16.
A nova estimativa indica um volume 11% menor do que as previsões de janeiro último, quando o órgão norteamericano estimava uma produção mundial de 1,8 milhão de toneladas.
A queda no consumo da bebida vem fazendo com que pomares do Brasil e dos Estados Unidos deem espaço a outras culturas ou a construções imobiliárias. Com isso, a oferta mundial do produto cai rapidamente.
Na safra 2011/12, as indústrias colocavam 2,2 milhões de toneladas de suco no mercado, segundo o Usda. As maiores quedas na produção da bebida ocorrem nos líderes: Brasil e Estados Unidos.
Conforme os números dos norteamericanos, a produção brasileira de suco era de 1,3 milhão de toneladas na safra 2011/12; caiu para 1 milhão em 2014/15 e ficará em apenas 885 mil em 2015/16.
Nos Estados Unidos, a queda vem sendo ainda maior. Após terem colocado 629 mil toneladas de suco no mercado em 2011/12, as indústrias norteamericanas reduziram a produção para 438 mil na safra passada e para 383 mil nesta.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe
Projeto Colhe+: com adoção de estratégia de gestão, colheita de laranja tem ganho de 7% no rendimento diário