Defesa de Lula alega falta de imparcialidade e pede que Moro não julgue ex-presidente
Por Brad Haynes
SÃO PAULO (Reuters) - Os advogados que representam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram nesta terça-feira que o juiz federal Sérgio Moro seja removido da investigação sobre suspeitas de corrupção envolvendo o ex-presidente, argumentando que ele mostrou falta de imparcialidade.
O pedido ressalta um duelo entre duas das figuras públicas mais proeminentes do Brasil --o ex-presidente que segue liderando as pesquisas para a eleição presidencial de 2018 e o juiz que determinou a prisão de alguns aliados do petista.
Os advogados de Lula disseram que a decisão de Moro de tornar públicas conversas telefônicas do ex-presidente interceptadas pela Polícia Federal em março "causou constrangimento público", levando a processos que podem levar à responsabilização do magistrado.
Os advogados de Lula afirmaram a jornalistas em São Paulo que a explicação dada por Moro ao Supremo Tribunal Federal (STF) para sua decisão também sugerem que Lula obstruiu a Justiça e ocultou ser proprietário de um imóvel. Para os advogados do ex-presidente, Moro é um "juiz acusatório".
A Justiça Federal do Paraná, onde Moro concentra os processos ligados à operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, informou que o juiz se manifestará sobre o pedido da defesa de Lula nos autos do processo.
Lula está sendo investigado por supostamente receber imóvel de luxo de grupos de engenharia investigados na Lava Jato.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também pediu ao STF para investigar Lula por acusações de que ele teria se beneficiado do esquema de corrupção e obstruído os esforços de investigação desse esquema.
Lula negou ter cometido quaisquer irregularidades e prometeu enfrentar as acusações.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal