Ciro Gomes sugere ‘sequestrar’ Lula até uma embaixada se prisão for decretada
Pré-candidato para a disputa à Presidência da República em 2018, pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes não descarta a possibilidade de um gesto extremo de “solidariedade pessoal”, se o juiz Sérgio Moro ou outra autoridade decretar a prisão do ex-presidente Lula em uma situação que ele considere “fora das regras do estado democrático de direito”: formar um grupo de juristas, “sequestrar” o ex-presidente e levá-lo a uma embaixada com pedido de asilo para que ele possa se defender “de forma plena e isenta”.
O ex-governador do Ceará disse que a ideia surgiu na época em que o ex-presidente foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor em São Paulo.
— Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito — disse Ciro ao GLOBO.
Segundo o ex-ministro e ex-governador, essa medida pode ser pensada, “dependendo da qualidade da decisão” da Justiça em relação ao ex-presidente.
— Hoje, não enxergo motivos para uma prisão de Lula, embora eu esteja muito irritado com sua frouxidão moral. É obra dele a criação dessa linha sucessória que ai está. Quem criou esse monstro Eduardo Cunha foi Lula — disse Ciro.
CRÍTICAS A DILMA
O presidenciável, no entanto, criticou a decisão da presidente afastada, Dilma Rousseff, de nomear Lula ministro da Casa Civil para obter foro privilegiado, com o objetivo de evitar uma prisão. Também condenou o uso do aparato presidencial para visitar o ex-presidente em São Bernardo (SP), em ato de desagravo.
Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
Ao contrário do que dizem o PT e Dilma, perícia do Senado reafirma o crime de responsabilidade (por REINALDO AZEVEDO)
Acompanho política faz tempo, desde os 14 anos, para ser mais preciso. Ainda me pergunto por que um adolescente se ocupa dessas coisas. Quarenta anos depois, acho que não tenho mais cura. Sigamos. Nesses anos todos, acreditem, nunca experimentei um fenômeno como o que está em curso, promovido muito especialmente pelos petistas. A que me refiro? Vivemos a era da falência do sentido das palavras.
Notem: as pessoas têm o direito de se defender. Mas me irrita a frequência com que alguns políticos enrolados tentam negar a realidade. Vejam o caso da presidente afastada, Dilma Rousseff.
Em relação às contas de 2015, uma perícia do Senado concluiu que ela é, sim, responsável pela edição de decretos liberando gastos suplementares sem a autorização do Congresso, o que é vetado pela Constituição. Mas avalia que ela não teve responsabilidade pessoal nas pedaladas.
Foi o que bastou para a petelância sair gritando nas redes sociais a inocência de Dilma. E, claro!, como não poderia deixar de ser, ela própria veio a público para falar bobagem. Segundo a preclara, o golpe está comprovado. Afirmou à rádio Guaíba, no Rio Grande do Sul: “É um golpe parlamentar porque não há base jurídica para impeachment […]. Os peritos consideraram que eu não participei em nenhum momento do Plano Safra porque isso não é papel do presidente da República. Dizemos isso há muito tempo, mas, agora, a própria perícia do Senado constatou o mesmo”.
Pois é…
Em primeiro lugar, a opinião dos peritos do Senado é só a opinião dos peritos do Senado. Mas nem vou entrar nisso agora. O relatório afirma que as pedaladas aconteceram, sim, e que elas violam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais: apontam a responsabilidade de Dilma na edição dos créditos suplementares.
Então não existe crime de responsabilidade, como ela diz? Então é golpe? Ora, atentemos para o sentido das palavras. O que diz a Constituição?
O Artigo 85 da Carta define ser crime de responsabilidade atentar contra qualquer dispositivo constitucional. O Inciso VI cita como particularmente grave atentar contra a Lei Fiscal.
O Artigo 167, no Inciso V, veda explicitamente “a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes”
De saída, pois, a perícia do Senado diz que a senhora Afastada violou dois artigos da Constituição. E que lei detalha o crime de responsabilidade? A 1.079. E o que ela diz?
No Inciso 4 do Artigo 10, define ser crime de responsabilidade “infringir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentária”. E Dilma fez isso. No Inciso 2 do Artigo 11, afirma que “abrir crédito sem fundamento em lei ou sem as formalidades legais” é “crime contra a guarda legal e emprego dos dinheiros públicos”.
Logo, à diferença do que dizem os petistas e a própria Dilma, a perícia do Senado, na prática, reafirma que ela cometeu crime de responsabilidade, não o contrário.
Sabem como é… Eu sou de um tempo em que as palavras faziam sentido, né?, muito especialmente a Constituição e as leis. É que os petistas, com a sua comprovada sapiência, acham que podem emprestar um conteúdo novo aos vocábulos.
É por isso que eles fizeram essa maravilha que vemos aí.
4 comentários
PL das Startups avança na Câmara com incentivos para tecnologia agrícola
Projeto de lei que fortalece a Reforma Agrária é aprovado com apoio da FPA
Diálogos sobre Bioinsumos - Um debate sobre o PL 658/2021 e a Produção Sustentável de Alimentos
Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
Aprovada inclusão da agricultura familiar em fundo garantidor; texto vai a sanção
Câmara aprova projeto que autoriza produtor de cana-de-açúcar a participar de ganhos dos créditos de carbono
Luiz de Santana Junior Aracaju - SE
Tadinho! Fala isso só para conseguir adesão, porque no fundo, no fundo, ele quer é ver Lula preso mesmo, verdadeiro cafajeste.
dejair minotti jaboticabal - SP
Ciro Gomes..., o que esperar deste cara de equinos, (perdoem-me os equinos)..., quando perguntaram a ele qual era o papel da Patricia Pillar na campanha do mesmo, ele respondeu: "a de dormir comigo". !!!! ... Este individuo está para o pobre Ceará como o pobre Maranhão está para o Sarney.... Pobre Brasil.
ELE ESQUECEU DE PERGUNTAR PARA O PESSOAL DA EMBAIXADA... SE ELES VÃO QUERER O LULA !!!
Marco Antonio Canello Bragança Paulista - SP
PT, PDT, PSOL, PSTU, REDE SUSTENTABILIDADE, PCO... são todos partidos que seguem e querem impor o marxismo. Todos trabalham em conjunto contra um Brasil livre.
Pega o Ciro Gomes o lula a Dilma o restante desse bando de malandro e manda tudo para fora do país, se o Ciro Gomes tá achando que ele vai subir na pesquisa com esses comentários, tá muito enganado, para mim e candidato morte, um verdadeiro sem noção, meu voto nem aqui nem na China, nunca...
Se puxar o fio da meada, encontrará o Sr Ciro Gomes na mesma quadrilha do Zé Dirceu, Delubio Soares, Greice Hoffman & Paulo Bernardo, ... Caso contrario não estaria empenhado em "salvar" o poderoso Chefão! A Jararaca do agreste! o Grande Estadista do PT! O guru dos intelectuais do FALIDO comunismo soviético! Sergio Moro nele!!!!
Leolirio Dionisio Poletti Vila Nova-Toledo - PR
O Ciro está querendo ganhar uns votinhos da ptezada!!
Ciro é um pelego , psicopata não merece comentarios !!!
diga rápido em ordem direta quais os últimos, no mínimo 08, partidos em q ciro esteve filiado?????
isto é incitacao ao crime!!