União Europeia amplia área de MS apta à exportação de carne bovina e inclui região de fronteira

Publicado em 15/06/2016 08:15

O setor produtivo de Mato Grosso do Sul tem um novo motivo para comemorar: a União Europeia ampliou a área do Estado autorizada a exportar carne bovina in natura ao bloco econômico, incluindo os municípios que compõem a região fronteiriça. O Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária avalia como positiva a decisão porque aumenta o leque de exportações dos pecuaristas sul-mato-grossenses e representa a conquista de uma demanda da instituição.

"Essa habilitação é resultado do esforço conjunto entre os Governos Estadual e Federal e um reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais sul-mato-grossenses  e de suas entidades, que têm feito o dever de casa e atuado de forma consciente no quesito sanidade animal. Precisamos manter os esforços de todos os agentes públicos e privados, garantindo dessa maneira a permanência desse ‘status’ junto a um dos mais importantes mercados. Hoje, a cobertura vacinal em relação à febre aftosa acima de 99%", salienta o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito. A informação oficial é de que a  partir do dia 1º de julho deste ano, todo o Estado estará apto a vender o produto para a UE.

A área agora autorizada pela UE compreende os municípios de Corumbá e Ladário, bem como a região localizada a 15 quilômetros das fronteiras externas nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

 O restante do território de Mato Grosso do Sul já tinha permissão para exportação aos países da União Europeia desde 2008. Naquela época, a área agora autorizada foi definida como alta vigilância pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Segundo o Departamento de Saúde Animal, ela tem o reconhecimento da organização como livre de febre aftosa com vacinação desde 2011. De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Mato Grosso do Sul ocupa o quarto lugar no ranking nacional de rebanho bovino, com 21 milhões de cabeças aproximadamente, dados de 2014.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário