Frango Vivo: Semana começa com novas altas de preços em São Paulo e Minas Gerais
Os preços para o frango vivo iniciaram semana dando continuidade às valorizações nesta segunda-feira (13). Novamente, São Paulo e Minas Gerais sinalizaram alta, assim como nos últimos fechamentos, em um movimento de recuperação nas margens. Com isso, os negócios no estado paulista ficam em R$ 2,80/kg e na praça mineira a R$ 2,90/kg.
Na última semana, o mercado registrou alta de preços em todas as praças de comercialização, após meses de estabilidade nas cotações. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Augusto Maia, explica o cenário reflete a redução na oferta de animais disponíveis, que vinham acima da demanda – situação que não deve ter mudança no curto prazo.
"A saída neste momento é tentar reduzir o custo de produção, porque não há como esperar muito do consumo interno, mas ao mesmo tempo a perspectiva de baixa disponibilidade interna do milho deve continuar elevando os preços", pondera Maia.
» Veja na íntegra a entrevista com o pesquisador do Cepea, Augusto Maia
Já o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, existe a necessidade de cobrir custos de produção, que foram puxados pelas altas de milho e farelo de soja. “O preço finalmente reagiu, mas ele ainda está abaixo dos custos. Logo, a continuidade do movimento de alta é um fator chave para recuperar a margem dos produtores”, explica.
Exportações
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou as parciais de embarques de junho nesta segunda-feira para carne de frango in natura, com dados que apontam crescimento. Em volume, as exportações chegam a 142,5 mil toneladas, com média diária de 17,8 mil toneladas. Há um crescimento de 5,7% nos embarques diários do mês passado e aumento de 0,8% a junho de 2015.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24