Captação de leite cai pelo quinto mês seguido com recuo de quase 20% em 2016. Preço ao produtor sobe 15% em 12 meses
O período de entressafra intensificou a elevação em maio. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o preço do leite recebido pelo produtor (sem frete e impostos) teve alta de 4,5% de abril para maio, passando para R$ 1,1571/litro na média Brasil.
Pelo quinto mês consecutivo o Índice de Captação do Lei apontou queda impulsionando as cotações. De acordo com o pesquisador do Centro, Wagner Yanaguizawa, o volume de captado recuou 3,38% em abril e no "acumulado do ano a queda é de quase 20%", destaca.
Além do período de entressafra, muitos produtores já estavam adiantando a secagem das vacas em meses anteriores devido às adversidades do clima. O desestimula a produção pecuária leiteira também é um fator importante para a composição deste cenário.
Para Yanaguizawa, "a questão da oferta continuará agravante, principalmente porque estamos na entressafra, mas com uma leve perspectiva de melhor para o próximo mês por conta das forragens de inverno", explica.
Assim, a expectativa dos laticínios/cooperativas consultados pelo Cepea é de manutenção na tendência de alta. Cerca de 70% dos agentes entrevistados acreditam em nova alta nos preços do leite, enquanto 28,2% veem estabilidade nas cotações.
Do lado da demanda, a crise econômica do país limita a venda de lácteos e impacta nas margens das indústrias com o aumento da matéria prima. "É muito provável que em junho ainda trabalhemos com alta de preço no leite, porém nos meses seguintes já existe possibilidade de estabilidade e queda já sinalizada pelas indústrias", destaca o pesquisador.
No mercado atacadista de derivados do estado de São Paulo, os preços continuam registrando altas quase que diárias, puxados pela diminuição da oferta.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24