Dilma transforma lançamento de 3ª fase do Minha Casa Minha Vida em ato contra impeachment

Publicado em 30/03/2016 15:04

BRASÍLIA (Reuters) - O Palácio do Planalto aproveitou o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida, nesta quarta-feira, para reunir movimentos sociais em mais um ato contra o processo de impeachment iniciado pela Câmara dos Deputados e que a presidente Dilma Rousseff classificou de “processo golpista”.

“É absolutamente má fé dizer que por isso (por estar previsto na Constituição) todo impeachment está correto. Para o impeachment estar correto, a Constituição exige que se caracterize crime de responsabilidade. É isso. Impeachment sem crime de responsabilidade é o que? É golpe”, afirmou a presidente em seu discurso durante o lançamento do programa.

A presidente afirmou ainda que não é possível discutir impeachment “em tese” quando se está falando de um caso concreto de um processo que, na avaliação de Dilma, tramita “sem crime de responsabilidade”.

Durante a semana passada, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármem Lúcia e Dias Toffoli afirmaram que não se pode classificar o impeachment de golpe porque o processo está previsto na Constituição. Os dois ministros, no entanto, afirmaram que não falavam em casos concretos nem especificamente do processo em curso na Câmara.

Dilma afirmou que um presidente só pode ser julgado por atos ocorridos durante o seu mandato e lembrou que as contas de seu governo em 2015, citadas no pedido de impeachment contra ela, não foram sequer apreciadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O pedido que tramita no Congresso tem como base as pedaladas fiscais cometidas até 2014, no mandato anterior da presidente, e também cita irregularidades nas contas de 2015.

“Podem julgar o meu mandato passado, até faço questão disso, e podem julgar minha vida, também faço questão disso. Mas não podem fazê-lo como álibi para impeachment. O que está em questão no impeachment são as contas de 2015. Ora, as contas de 2015 só vão ser apresentadas em abril. Não foram sequer julgadas pelo TCU, nem tampouco pelo Congresso Nacional. Que processo é esse? Esse é um processo golpista”, disse Dilma.

Cerca de 500 pessoas, na sua maioria de movimentos sociais de luta por moradia, transformaram o lançamento da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida, em mais um ato de apoio ao governo, com gritos de "não vai ter golpe".

Ao contrário de eventos similares, no passado, quatro representantes dos movimentos foram chamados a falar, além do representante da indústria da construção civil, José Carlos Martins.

“Vivemos hoje no Brasil uma criminosa e perigosa ofensiva golpista contra o que temos de democracia no país. As liberdades democráticas, garantias constitucionais e a soberania do voto popular estão ameaçadas por uma ofensiva golpista”, afirmou Guilherme Boulos, presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

“É importante que o governo compreenda que quem está nas ruas, quem estará amanhã, é esse povo aqui, são os movimentos populares, o povo da periferia desse país. Não vi nenhum banqueiro, nenhum empresário, não vi o PMDB. Esse povo quer avanço nos programas sociais, não quer ajuste fiscal, não quer reforma da Previdência. Quer que o andar de cima pague a conta da crise e não quer e nem vai abrir mão do que conquistou.”

(Por Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Fábula europeia...Adaptação para a nossa realidade!!

    Um cidadão europeu escreveu a seguinte narrativa:

    "Comprei uma casinha, dessas abertas, para alimentar pássaros. Pendurei-a na varanda e a supri com ração. Ficou uma beleza! Carinhosamente nunca deixei faltar as sementinhas.

    Depois de uma semana, tivemos centenas de aves que se deleitavam com o fluxo contínuo de comida livre e facilmente acessível.

    Então, os pássaros começaram a construir ninhos nas beiras do pátio, acima da mesa e ao lado da churrasqueira.

    Depois veio o cocô. Estava em toda parte: nas cadeiras, na mesa ..., em tudo! Algumas aves mudaram de comportamento. Tentavam me bombardear em voo de mergulho e me bicar, apesar de eu ser seu benfeitor.

    Outras aves faziam tumulto e eram barulhentas. Elas pousavam no alimentador e a qualquer hora, ruidosamente, exigiam mais comida quando esta ameaçava acabar.

    Chegou uma hora que eu não conseguia mais sentar na minha própria varanda. Então, desmontei o alimentador de pássaros e em três dias acabaram indo embora. Limpei a bagunça e acabei com os ninhos que fizeram por todos os lados.

    Assim, tudo voltava ao que costumava ser: calmo, sereno .... e ninguém exigindo direitos a refeições grátis.

    E o remetente da história conclui e aqui eu faco uma adaptação a nossa realidade !

    "Nosso governo com o nosso dinheiro, dá a comida de graça ,auxilio natalidade cuidando do resultado do sexo alheio de graça, habitação subsidiada, assistência ao bandido, asistencia prostituta; permite que grupos de baderneiros invadan os frutos do trabalho alheio, de propiedades compradas e trabalhadas por geracoes, enquanto outra parte desperta as cinco da manha para pegar o trem, o metro a bicicleta e voltar a casa de noite sem direito a nada , nem educação decente, porque agora o que o governo quer e ensinar crianças de 6 anos a decidir sobre se quer ser homem , mulher , homosexual ou lesbiana antes mesmo de aprender a ler!!! nada de hospitais ,nem seguro e agora pelo jeito vamos ficar sem aposentadoria tambem!!.

    O unico direito que o trabalhador honesto tem e de pagar impostos exorbitantes embutidos em tudo que e coisa.!!

    Aí os aproveitadores , vagabundos que nunca trabalharam, qualquer coincidencia com o LULA e mera coincidencia chegaram às dezenas de milhares.tomando terras, invadindo imoveis, pessoas estranhas acenando bandeiras, que não são a nossa, e ouvi-las berrando e gritando pelas ruas, exigindo mais direitos e liberdades gratuitas.

    É apenas a minha opinião, mas talvez seja hora de também de um GOVERNO DECENTE desmontar o alimentador de pássaros.

    Se você concorda, ATUE ... ou simplesmente continue limpando a M_____ desses passaros!"

    2