Justiça de SP encaminha denúncia contra Lula para o juiz Sérgio Moro
A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal. O processo apresentado pelo Ministério Público do estado, no qual denuncia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais 15 pessoas, ainda pede a prisão preventiva. O processo está em segredo de justiça.
Dessa forma, a denúncia e o pedido de prisão contra Lula agora serão encaminhadas para o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
“Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados”, disse a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira.
Leia a notícia na íntegra no site do G1.
Juíza transfere para Moro denúncia contra Lula e pedido de prisão. Que tal tomar uma 51 antes? (por REINALDO AZEVEDO)
Como é mesmo aquela música do petista Chico Buarque?
“Pai, afasta de mim esse cálice, pai…”
É…
A juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, a quem coube decidir sobre a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado contra Lula, com consequente pedido de prisão preventiva, preferiu transferir o caso para a Justiça Federal de Curitiba.
O caso caiu no colo de Sérgio Moro.
Não estou dizendo que ela teve esta intenção, mas é o que se dá na prática: nem entra pra história como quem mandou prender Lula nem como quem não mandou. Tal protagonismo caberá a Moro.
Como é mesmo aquela propaganda de cachaça? Dá pra tomar uma 51 antes?
A juíza acata, sim, a tese do PT — questão meramente formal — de que a mesma questão estaria sendo investigada duas vezes, embora, no MP Estadual, o tríplex seja consequência de uma apuração sobre irregularidades na Bancoop e, na esfera federal, de um conluio de empreiteiras com Lula.
Lembrem que Rosa Weber, do STF, havia negado liminar para suspender as investigações até que se definisse, então, a competência. Lula apelou ao pleno. Não precisa mais. A causa desapareceu.
A juíza foi explícita. Segundo ela, a tese da lavagem de dinheiro levada adiante pela promotoria de São Paulo busca “trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e pelo Ministério Público Federal”.
Não cabe recurso da decisão.
A tese formal do PT sai vitoriosa. Só não sei se o partido e Lula estão satisfeitos. Acho que não muito. A vitória mesmo teria sido a juíza negar o pedido de prisão preventiva. Se alguém o fizer agora, será Sérgio Moro.
Não sei, não… Acho que nem ele contava com essa.
Se Moro manda prender Lula, bem, a gente vê o que acontece. Se não manda, aí, amiguinhos, o PT sairá por aí a tomar a decisão como prova de inocência.
0 comentário
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado