STF autoriza abertura de 3º inquérito contra Cunha
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um terceiro inquérito para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O pedido de abertura havia sido enviado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na semana passada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A nova solicitação tem como base as delações dos empresários da Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, que acusam Cunha de ter recebido propina em contas no exterior. A suspeita é de que o parlamentar tenha recebido impressionantes 52 milhões de reais de um consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia no Porto Maravilha, projeto de revitalização da região portuária da cidade do Rio de Janeiro.
Para procuradores ligados ao caso, o peemedebista se valia de sua influência junto ao ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto para negociar liberações de verbas do FI-FGTS para viabilizar o projeto.
Investigações - O presidente da Câmara já é alvo de uma ação penal e uma denúncia por suspeitas de ligação com o petrolão. Na última quinta-feira, os ministros do Supremo decidiram por unanimidade colocar Cunha no banco dos réus ao aceitar a denúncia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso em que o peemedebista é acusado de ter recebido 5 milhões de dólares em propina por contratos de compras de navios-sonda pela Petrobras.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado